Limpeza do interior do carro contribui com a saúde

Limpeza do interior do carro contribui com a saúde

A limpeza do interior do carro afasta uma série de problemas de saúde. Veja aqui como efetuar a higienização do seu veículo!

São muitas as doenças que podem ser evitadas ao manter o interior do veículo higienizado. Alergias e rinite são apenas algumas delas, porém, vale destacar que a sujeira atrai insetos e estes, doenças.

Mas, vale saber que é preciso limpar o interior do carro corretamente para não comprometer seus itens. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de higienização de auto. Confira!

Como fazer a limpeza do interior do carro e contribuir com a saúde?

Para fazer a limpeza do interior do carro, contribuindo com a saúde de todos os ocupantes e sem causar danos ao estofado e outras partes, reunimos algumas dicas.

Confira aqui como higienizar determinadas partes do veículo e quais os problemas para a saúde de não realizar a limpeza correta!

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/lava-jato-o-carro-azul-o-neg%C3%B3cio-1822415

  1. Volante

Você pode desinfetar o volante utilizando álcool 70%, já que o álcool comum pode acumular ainda mais sujeira. Após passar o produto, você pode finalizar aplicando um silicone para que o volante não fique ressecado. O mesmo vale para higienizar o câmbio do carro.

  1. Estofado

Pode acumular muitas sujeiras, inclusive, ácaros, o que resulta em rinite e alergias. Para a correta limpeza, considere tirar o excesso com um papel toalha e limpar com um pano úmido e com sabão neutro.

  1. Cinto de segurança

Outro item que acúmula ácaros e prejudica a saúde dos ocupantes do veículo. Portanto, considere efetuar uma limpeza com certa frequência, usando um pano úmido e sabão.

  1. Pintura e lataria

Vale se atentar a limpeza constante do veículo para evitar danos permanentes na lataria. Entre eles, ferrugens que podem estar contaminadas com a bactéria Clostridium tetani e, assim, causar tétano, comprometendo a saúde. Portanto, retire sempre a terra, excrementos de pássaros, entre outros.

  1. Assento e cadeirinha infantil

Assim como os estofados do carro, a cadeirinha e assento infantil acumulam ácaro, além de ficarem bastante sujas. Muitas pessoas consideram retirar a capa para lavar, porém, se os itens de segurança não estiverem sujos, vale apenas desinfetar. Para isso, considere usar álcool 70%.

 

https://pixabay.com/pt/photos/lavagem-de-carro-limpa-auto-limpar-2749824

  1. Painel

O painel é uma área mais sensível, portanto, você deve investir em produtos específicos. Especialmente ao limpar a tela touch, pois além de facilitar a limpeza, não irá comprometer os equipamentos.

  1. Tapete

Os tapetes do carro são mais fáceis de fazer a correta higienização, além de rápido. Basta retirar e varrer ou lavar com produtos neutros, especialmente.

Itens que provocam estresse quando não estão em boa aparência

O estresse também é um problema de saúde e existem muitos itens no carro que podem resultar no sintoma, quando não higienizado. Ou seja, a falta de limpeza de ambos pode afetar a sua aparência, usabilidade e até causar mau cheiro. São eles:

  • Rodas

Além de deixar mau cheiro, a urina de cachorro, quando em frequência, causa danos graves às porcas e pode comprometer o visual da roda toda.

  • Farol sujo e riscado

Riscos e sujeiras prejudicam a visibilidade do motorista, podendo comprometer em até 50%. Isso coloca em risco os ocupantes do carro e pessoas de outros veículos e pedestres.

É importante considerar que, mesmo que você não sinta, o seu subconsciente fica incomodado com o cheiro que a falta de limpeza do interior do carro possui. Lembre-se de que um carro é um local de grande acúmulo de germes, especialmente quando há restos de alimentos.

Ao realizar a limpeza, não esquece de utilizar os produtos adequados para não danificar as peças.

Escrito por: Andreia Silveira, copidesque no site SeguroAuto.org.

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.