Besouro, o filme de João Daniel Tikhomiroff

Besouro, o filme de João Daniel Tikhomiroff

Inspirado no livro “Feijoada no Paraíso” de Marco Carvalho, Besouro segue a trajetória do cinema de qualidade brasileiro, que tem em um de seus pontos altos o coreógrafo chinês de Hong Kong, Huen Chiu Ku (o Dee Dee) responsável pelas cenas de ação do filme. Dee, simplesmente dirigiu as cenas de ação de “kill Bill” (Quentin Tarantino) e do épico “O Tigre e o Dragão”, ganhador de quatro Oscars em 2001.

besouro-03

Estreando em cinema, o ditetor João Daniel Tikhomiroff (que já levou para casa mais de 40 Leões de Ouro no festival de publicidade de Cannes), teve um orçamento de R$ 10 milhões para realizar o longa.

Com Gilberto Gil assinando a canção-tema do filme, Besouro é um filme de ação que se passa na década de 20 no Brasil, onde escravos récem libertados pela lei áurea de 1888 (extremamente tardia em comparação com o mundo), se encontravam desamparados e à mercê do poderio dos coronéis, autoridades e os mais abastados da época (Será que a escravidão acabou mesmo? De verdade? Hum!?!?!).

besouro-02

A personagem protagonista, Besouro, que segundo as diversas lendas sobre ele, voava, é o grande herói de seu povo. Exímio capoerista, é o defensor dos fracos e oprimidos.

Aventura, paixão, misticismo e coragem são os temperos deste longa que foi também uma das atrações da mostra Panorama do 60.° Festival de Berlim, sendo visto por 458.755 espectadores nos cinemas nacionais nas 11 primeiras semanas de exibição (segundo dados do Boletim Filme B).

Assista o trailer, e decida se vai conferir!

Detalhe:
Na época em que o filme se desenrola, a capoeira era proibida por decreto (e ficou até os anos 30, quando passou a ser permitida desde que acompanhada por policiais e em lugares fechados). Em 2008, virou patrimônio cultural brasileiro.

besouro

Ficha técnica
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Gênero: Drama
País: Brasil
Ano: 2009 (estréia – 30/10/2009)
Duração: 120 min.
Cor: Colorido
Site: www.besouroofilme.com.br

Elenco:
Ailton Carmo, Jessica Barbosa, Anderson Santos de Jesus, Flavio Rocha, Irandhir Santos, Servílio de Holanda, Sergio Laurentino, Nilton Junior, Leno Sacramento, Chris Vianna, Macalé, Adriana Alves e Geisa Costa.

Sinopse:
Besouro foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da física, desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão, transformando-se num herói.

Fontes:
mais.uol.com.br; besouroofilme.com.br; cineminha.uol.com.br;

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

2 comentários em “Besouro, o filme de João Daniel Tikhomiroff

  • 25/11/2010 em 06:05
    Permalink

    Muito bom mesmo, acabei de ver, parabéns…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.