Michelangelo Merisi é o grande Caravaggio

Michelangelo Merisi é o grande Caravaggio

Michelangelo Merisi nome verdadeiro daquele que mais tarde, e até hoje, seria chamado Caravaggio, nasceu próximo a Milão numa cidade de nome “Caravaggio”.

Filho de um arquiteto ducal, sua formação começou em 1584 com Simone Peterzano, um aluno pouco conhecido de Ticiano, e continuou até 1588.

Em 1592, Caravaggio foi para Roma. Seu contato com Giuseppe Cesare D’Arpino (1568-1640), o pintor mais popular e negociante de arte em Roma, na virada do século, trouxe-lhe reconhecimento. Através da arte de negociar Caravaggio conheceu seu primeiro patrono, Cardeal Francesco Maria Del Monte, que não só estendeu a possibilidade de trabalhar de forma independente, mas também garantiu para ele sua primeira encomenda pública: pinturas de lado na Capela Contarelli, San Luigi dei Francesi.

Baco. c.1597. Óleo sobre tela
Baco. c.1597. Óleo sobre tela

Para dell’Aurora Cardeal Casino pintou Júpiter, Netuno e Plutão (c.1599-1600).
A partir de então ela foi inundada por comissões públicas.

No entanto, por causa de seu temperamento violento, ele estava constantemente em conflito com a lei. Desde 1600, era mencionado regularmente nos registros da polícia, estava constantemente sob acusações de agressão, calúnia e outros crimes.

Menino mordido por um lagarto. c.1593-1594
Menino mordido por um lagarto. c.1593-1594

Em 1606, ele se envolveu em um assassinato e teve de fugir, encontrando refúgio nas propriedades do príncipe Marzio Colonna, onde pintou Madonna do Rosário (c.1606-1607).
Em suas andanças, ele fez uma pausa em Nápoles, pintura exclusivamente com temas religiosos: Sete Obras de Misericórdia (1606-1607), A Flagelação de Cristo (1607).
Não só esses, mas quase todos os assuntos religiosos de Caravaggio enfatizam tristeza, sofrimento e morte.

Cupido. c.1601. Óleo sobre tela
Cupido. c.1601. Óleo sobre tela

Em Malta, ele foi localizado pelos Cavaleiros de São João e pintou vários retratos do Grão-Mestre, Alof de Wignacourt. O período fértil artisticamente maltês trouxe-lhe o título de cavaleiro da Ordem de S. João de Malta em 1608, título este, logo interrompido por motivo de prisão, por causa de uma apaixonada discussão com um nobre, então… nova revoada.

David com a Cabeça de Golias. c.1601-1602. Óleo sobre tela
David com a Cabeça de Golias. c.1601-1602. Óleo sobre tela

Passando por Siracusa e Messina, onde pintou algumas de suas maiores obras como a Ressurreição de Lázaro (c.1608-1609), Caravaggio passou a Palermo e de lá novamente para Nápoles.
Aqui a notícia do perdão do Papa chegou a ele, mas, ao chegar em Porto Escole por navio, ele foi novamente preso, mas liberado mais tarde. Nessa altura, o navio tinha navegado, carregando consigo todos os seus pertences. Atingido por uma peste, ele morreu sem pôr os pés em Roma novamente.

Confirmação de Tomé. 1602-1603. Óleo sobre tela
Confirmação de Tomé. 1602-1603. Óleo sobre tela

Poucos artistas na história exerceram uma influência tão extraordinária como este pintor tempestuoso e de curta duração na terra.

Caravaggio estava destinado a transformar uma grande parte da arte européia (longe do ponto ideal do Renascimento) para o conceito de que a realidade simples era de primordial importância.

Ele foi um dos primeiros a pintar pessoas com trajes simples e naturais.

Ecce Homo. c.1600
Ecce Homo. c.1600

Auto retrato - Caravaggio

 

A Traição de Cristo. 1602-1603. Óleo sobre tela
A Traição de Cristo. 1602-1603. Óleo sobre tela
O sacrifício de Isaac. c.1603. Óleo sobre tela
O sacrifício de Isaac. c.1603. Óleo sobre tela

 

Fontes:
www.wga.hu
www.abcgallery.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

2 comentários em “Michelangelo Merisi é o grande Caravaggio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.