Mec e Ministério do Trabalho certificam profissionais práticos

Mec e Ministério do Trabalho certificam profissionais práticos

Uma bela notícia para os trabalhadores brasileiros!
Você que é um profissional prático, trabalhou anos na profissão, mas as vezes perde uma oportunidade profissional por não ter certificação, agora não perderá mais.
O Ministério do Trabalho em conjunto com o da Educação lançou o Programa Certific que resolve esta questão de forma aparentemente ágil e rápida.
Leia a matéria extraída do MEC e caso seja do seu interesse faça a inscrição.

Institutos federais
Conhecimento adquirido pela prática pode valer certificado a trabalhador
Sexta-feira, 13 de agosto de 2010 – 18:13

A partir desta segunda-feira, 16, trabalhadores que desejam obter certificado de conhecimentos adquiridos ao longo de suas trajetórias, sem que tenham necessariamente recebido educação formal, podem se inscrever no Programa Certific, parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. O foco da iniciativa está em trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma ou certificado que comprove sua formação.

Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita. Não há limite de vagas. As inscrições vão até 10 de setembro.

O profissional interessado deve procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre.

“O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta”, explicou Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Acolhida – O trabalhador será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área. Depois da entrevista, há duas possibilidades.

Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para posteriormente receber o certificado.

Assessoria de Imprensa da Setec

Mais informações na página do programa ou pelo fone 0800-616161

Veja a relação de institutos federais que oferecerão o Certific.

Fonte:
portal.mec.gov.br

Imagens:
sxc.hu

Indicação:
Rice Araújo

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

2 comentários em “Mec e Ministério do Trabalho certificam profissionais práticos

  • 20/08/2010 em 18:58
    Permalink

    Muito legal essa notícia! Mas ao entrar no site do MEC para saber mais, me deparei com algumas questões: O programa Certific é para Regente de Coral e Regente de Banda, ou seja, os que como eu dão aulas de violão e guitarra, sendo portanto instrutores, continuam na informalidade.

  • 20/08/2010 em 23:14
    Permalink

    Olá Pinheiro!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu site, gostei muito!
    Em relação ao MEC, até onde eu sei, a proposta é ir inserindo cada vez mais certificações para todas as ramificações profissionais.
    Espero que insiram rápido a relativa à sua necessidade, não é mesmo!?
    Quem sabe você (e outros da classe, juntos) contatando o MEC, não provocam uma agilização no processo!!!?

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.