Mec e Ministério do Trabalho certificam profissionais práticos

Mec e Ministério do Trabalho certificam profissionais práticos

Uma bela notícia para os trabalhadores brasileiros!
Você que é um profissional prático, trabalhou anos na profissão, mas as vezes perde uma oportunidade profissional por não ter certificação, agora não perderá mais.
O Ministério do Trabalho em conjunto com o da Educação lançou o Programa Certific que resolve esta questão de forma aparentemente ágil e rápida.
Leia a matéria extraída do MEC e caso seja do seu interesse faça a inscrição.

Institutos federais
Conhecimento adquirido pela prática pode valer certificado a trabalhador
Sexta-feira, 13 de agosto de 2010 – 18:13

A partir desta segunda-feira, 16, trabalhadores que desejam obter certificado de conhecimentos adquiridos ao longo de suas trajetórias, sem que tenham necessariamente recebido educação formal, podem se inscrever no Programa Certific, parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. O foco da iniciativa está em trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma ou certificado que comprove sua formação.

Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita. Não há limite de vagas. As inscrições vão até 10 de setembro.

O profissional interessado deve procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre.

“O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta”, explicou Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Acolhida – O trabalhador será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área. Depois da entrevista, há duas possibilidades.

Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para posteriormente receber o certificado.

Assessoria de Imprensa da Setec

Mais informações na página do programa ou pelo fone 0800-616161

Veja a relação de institutos federais que oferecerão o Certific.

Fonte:
portal.mec.gov.br

Imagens:
sxc.hu

Indicação:
Rice Araújo

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

2Comments

Add yours
  1. 1
    Pinheiro

    Muito legal essa notícia! Mas ao entrar no site do MEC para saber mais, me deparei com algumas questões: O programa Certific é para Regente de Coral e Regente de Banda, ou seja, os que como eu dão aulas de violão e guitarra, sendo portanto instrutores, continuam na informalidade.

  2. 2
    Tomé Ferreira

    Olá Pinheiro!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu site, gostei muito!
    Em relação ao MEC, até onde eu sei, a proposta é ir inserindo cada vez mais certificações para todas as ramificações profissionais.
    Espero que insiram rápido a relativa à sua necessidade, não é mesmo!?
    Quem sabe você (e outros da classe, juntos) contatando o MEC, não provocam uma agilização no processo!!!?

    Grande abraço!

+ Leave a Comment