Descarte o óleo de cozinha na caixa de gordura para preservar seu encanamento

Descarte o óleo de cozinha na caixa de gordura para preservar seu encanamento

Infelizmente é comum o descarte do óleo de cozinha de maneira incorreta, despejando-o na pia, mas esse hábito traz danos ao meio ambiente. Além disso, o despejo inadequado do óleo de cozinha pode danificar o encanamento e até mesmo o terreno da casa.

O tratamento da água e do esgoto também ficam prejudicados quando isso ocorre, principalmente se as caixas de gordura não forem bem higienizadas. Isso faz com o que fluxo retorne para a residência, causando diversos problemas, como mau cheiro e entupimento de pias e ralos.

onde-descartar-oleo-de-cozinha

Assim como é essencial fazer a coleta seletiva para cuidar melhor do meio ambiente, é importante cuidar para que os restos de comida não atinjam o esgoto e cause grandes danos a você e a sua comunidade.

Como fazer o descarte correto

A principal indicação para se livrar do óleo utilizado na cozinha é separá-lo. Por mais que seja recomendado que todas as casas e estabelecimentos comerciais tenham o modelo apropriado de caixa de gordura (veja aqui) para atender cada necessidade, recebendo manutenção frequente de acordo com o estilo da residência (podendo ser até mesmo uma limpeza diária), isso não impede que o óleo vá para o encanamento sem causar prejuízo, mas sim que ele vá em quantidades reduzidas.

como-descartar-oleo-de-cozinha

O óleo pode ser separado em garrafas pet, sendo armazenado em grandes quantidades para depois receber um destino mais adequado – ao invés de apenas ser jogado de volta à natureza. Várias ONGs recebem esse material e o destinam à reciclagem, tanto o óleo quanto a garrafa, que vão se tornar, principalmente, sabão ou biodiesel.
Encontre a cooperativa mais próxima de sua casa (clicando aqui) e agende a sua entrega.

Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.