Evite problemas de esgoto! Confira 3 dicas para o seu imóvel

Evite problemas de esgoto! Confira 3 dicas para o seu imóvel

Embora seja pouco lembrada nas manutenções do dia a dia de uma casa, a tubulação de esgoto, quando entope, causa desconforto a todos os moradores. Esse é um dos motivos pelos quais ela requer atenção especial sempre, principalmente se já apresentou alguns sinais de complicação ou se você reside em um imóvel muito antigo cujos reparos são constantes.

O primeiro sinal que o entupimento apresenta é o barulho no ralo. Seja no chuveiro ou nas pias, se a abertura em que escorre a água fizer um som estranho de sucção, pode ser que a rede esteja começando a entulhar dejetos.

O escoamento lento e a água parada na pia também indica que o cano não está conseguindo levar os excrementos para onde deve. Se o entupimento já estiver em uma situação grave, os banheiros podem, inclusive, ter um forte odor. E é quando o problema chega a essa estágio que as pessoas costumam procurar ajuda.

Uma desentupidora de esgoto é a solução para esse problema. No entanto, a conservação da tubulação deve fazer parte dos cuidados com a casa. Confira algumas dicas para evitar problemas nos canais de esgoto!

Atente-se na construção

Se você tem a oportunidade de construir seu próprio imóvel, é importante já na fase de construção adotar algumas medidas para evitar problemas futuros. É recomendável usar canos maiores do que 100 mm de diâmetro, pois eles suportam um volume maior de esgoto.

É importante também que a tubulação não tenha muitas curvas, para evitar os entupimentos. Além disso, vale a pena instalar uma caixa de gordura na cozinha e sifões nas pias.

Evitar restos de comida

Na hora de lavar a louça, todos os restos de comida devem ser acumulados, isolados e jogados no lixo. Para isso, existem pequenas tampas de ralo em formato de peneira para que apenas o líquido escoe. Se grandes restos descerem pelo ralo, as chances de pararem nos canos é grande.

Em hipótese nenhuma, o óleo das panelas deve ser lançado na pia. O óleo usado deve ser colocado em uma garrafa pet e ser destinado depois para uma empresa de coleta. No caso de pratos sujos de gordura, é interessante limpá-los com um papel toalha antes de lavá-los na pia.

Dependendo do sifão, é possível despejar um pouco de água quente no ralo da pia. Essa atitude pode ajudar a limpar a gordura dos canos, prolongando a vida deles.

Não jogue nada no vaso

No banheiro, a atenção também deve ser redobrada com o encanamento. Boa parte das tubulações suporta papel higiênico, mesmo assim, é preferível jogá-los apenas no lixo. Além disso, itens como lenços umedecidos, fio dental, absorventes e preservativos são grandes vilões do encanamento e não devem ser descartados no vaso sanitário.

Fios de cabelo e pedaços de unhas também podem prejudicar o encanamento, a médio prazo. Portanto, cortar as unhas e os fios deve ser feito longe das pias e dos vasos, a fim de evitar problemas.

Grande abraço!

Press Office

Imagem: freeimages.com

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours