Estudo publicado nos EUA mostra que sorriso ajuda a alavancar carreira

 Estudo publicado nos EUA mostra que sorriso ajuda a alavancar carreira

Pesquisa brasileira publicada nos EUA aponta que o sorriso pode influenciar positivamente nas contratações de áreas comerciais.

O dentista e professor Dr. Metheus Pithon, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), realizou uma pesquisa multidisciplinar e detectou algo além do valor estético relacionado à beleza dos dentes. De acordo com seu o estudo, um “sorriso ideal” aumenta as chances de um candidato ser efetivado em uma vaga de área comercial.

Publicada na American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedic, importante revista norte americana de odontologia, a pesquisa levou em conta as informações obtidas em entrevistas voluntárias com 100 profissionais responsáveis por contratações no comércio. Como critério de inclusão, todos os participantes do estudo tinham licenciatura em administração, pós-graduação e atuavam diretamente nos recursos humanos das empresas que trabalham.

A equipe do Dr. Pithon reuniu fotografias de pacientes reais com necessidade de alguma correção ortodôntica, como, por exemplo, má oclusão dentária, mordidas abertas, diastemas e dentes encavalados. Então as fotos foram divididas entre dois grupos: fotos dos sorrisos dos pacientes antes dos tratamentos ortodônticos e outro grupo contendo as mesmas fotografias, mas tratadas com softwares de imagem. Neste segundo grupo,  apenas os sorrisos dos pacientes foram alterados para parecer mais harmônicos.

Em todos os casos, os profissionais de RH avaliaram melhor os candidatos que tiveram o sorriso corrigido digitalmente. De acordo com os avaliadores entrevistados, o “sorriso ideal” transmite maior inteligência, dando vantagem ao candidato durante um possível processo seletivo.

Evolução dos tratamentos pode ajudar pacientes

Com os avanços da ortodontia e da odontologia estética, muitos tratamentos para a harmonização do sorriso se popularizaram no Brasil.

Um dos recursos mais procurados e utilizados por homens e mulheres de todas as idades é o aparelho ortodôntico. Disponíveis em diferentes modelos e faixas de preço, eles são capazes de alinhar a arcada dentária após seu uso contínuo. Geralmente são montados com bráquetes metálicos ou resina transparente.

Para a correção da tonalidade do sorriso, o mercado disponibiliza diferentes tratamentos para clareamento dental. O tratamento pode ser realizados no consultório ou em casa, sob a supervisão e acompanhamento de um dentista especializado.

Uma alternativa que demanda um pouco mais de investimento, mas que é capaz de corrigir o formato, simetria e a coloração dos dentes ao mesmo tempo são as facetas de porcelana e lentes de contato dentária. As peças feitas sob encomenda são cimentadas sobre os dentes dos pacientes, conferindo um aspecto totalmente renovado.

Todo diagnóstico e tratamento dentário e ortodôntico deve ser realizado apenas por dentistas e especialistas da área.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.