Leitura dinâmica aliada ao estudo

Leitura dinâmica aliada ao estudo

Confira essas dicas e acelere seus estudos

Vivemos num momento em que informação e conhecimento podem gerar grandes riquezas. A informação é fundamental para você se destacar ou entrar no mercado de trabalho, mas como unir a sede por informação com as tarefas diárias que temos que realizar? Todo estudante enfrenta esse duro momento às vésperas de uma prova importante. A lista de obras, as teorias, os estudos e as planilhas que precisamos ler é imensa, e o tempo, infelizmente, curto. Seria bom ler mil palavras por minuto ou um livro em menos de um dia, não? E esse é um dos principais recursos da leitura dinâmica.

A leitura dinâmica é uma forma de treinar seu cérebro para conseguir aumentar a velocidade média de leitura, que é em média de uma página ou de até 400 palavras por minuto. Existem métodos bastante agressivos, mas que podem comprometer a compreensão do conteúdo estudado. Siga essas dicas e aumente sua capacidade de leitura para até 500 palavras por minuto:

Elimine ruídos

Desligue a TV, o som e vá para um lugar tranquilo, bem iluminado com poucas distrações.

leitura-dinamica-aliada-ao-estudo

Skimming

Dê uma passada rápida de olhos pela página ou no conteúdo a ser lido. Assim, você já tem uma noção melhor do conteúdo e consegue identificar palavras-chave, facilitando a compreensão na hora da leitura.

Saiba seu objetivo

Se você sabe que o último capítulo de um livro ou a última seção de um artigo explicam o conteúdo que você precisa, você pode ler essa parte com maior atenção que o restante. Para isso, é preciso sempre ler o sumário ou índice.

Leitura seletiva

Se você começou a ler uma frase e já percebeu que ela é redundante, passe para a próxima. Assim, você pode focar no que realmente interessa. Em alguns casos, você pode até mesmo ler apenas o primeiro e o último parágrafo de um capítulo.

Ignore palavras pequenas

Palavras pequenas são compreendidas pelo contexto da leitura, mesmo quando estão fora de foco, e podem ser ignoradas sem comprometer a compreensão.

Leia mais

Algumas palavras não são muito usuais no vocabulário cotidiano e você pode acabar levando mais tempo ao lê-las. No entanto, quanto mais você lê, maiores são as suas chances de entender e ler mais rápido.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.