Dicas de estudo na quarentena: como manter o foco em meio à crise

Dicas de estudo na quarentena: como manter o foco em meio à crise

Organizar o tempo, um local de estudo e a mente são pontos importantes neste período

Durante a quarentena, algumas horas do dia – principalmente, as que eram gastas em transporte público e passeios – ficaram vagas, e, diante de filmes, séries, livros, cursos online e, possivelmente, o ensino a distância adaptado nas faculdades e escolas, o foco dos estudantes pode ser perdido no momento dos estudos.

Como a modalidade é uma novidade para muitos alunos, é possível – e normal – que algumas dúvidas surjam no momento de criar uma rotina nos novos moldes. Veja abaixo algumas dicas para manter o foco nos estudos, seja nas atividades da faculdade ou para se preparar para um vestibular ou concursos.

Planejamento

Um planejamento é importante para conseguir desempenhar todas as atividades necessárias no dia, sem que outras coisas atrapalhem o momento dedicado à tarefa. Se o plano for estudar para prestar alguma prova, é possível criar um cronograma com as matérias que serão vistas e com o tempo estimado para cada. Isso vai ajudar você a visualizar e ter noção do que precisa ser feito.

Para quem está na faculdade ou na escola com aulas online – modelo aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) na Portaria nº 343 e válido até que a pandemia acabe –, a organização também se faz essencial, principalmente para assistir às aulas e realizar as atividades propostas.

Os intervalos entre uma tarefa e outra também podem ser inseridos na agenda – que pode ser física ou online –, para que todo o dia seja planejado.

Local

Arrumar um ambiente da casa para que seja o local de estudo e trabalho é o ideal. Assim, ele deve ser arejado, limpo, confortável e sem a circulação de muitas pessoas. Deixá-lo bem organizado, com todos os materiais essenciais para as atividades – como livros, cadernos, fones de ouvido, computador, carregador, etc – que serão realizadas, pode otimizar o tempo gasto.

Deste modo, estudar ou trabalhar na cama não é recomendado, devido à rápida distração ocasionada.

Crédito: divulgação

Materiais de apoio

Para dinamizar os estudos, materiais de apoio através de meios alternativos, como podcasts, livros e filmes sobre os temas das aulas, podem ajudar a distrair a mente e complementar a absorção de novos assuntos de uma forma diferente.

Aplicativos e plataformas online de estudo que contêm jogos de perguntas, questões antigas de concurso e simulados também podem ajudar na retenção de conteúdo, sem que seja preciso ficar horas e horas no computador ou nos livros.

Descanso

Estudar em casa não significa focar 100% do tempo. Também é importante descansar a mente e ter tempo livre para curtir a leitura de um livro, assistir a um filme, cozinhar, fazer artesanato, organizar os ambientes ou videochamadas com os amigos.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.