Saiba como manter o cérebro ativo durante as férias

Saiba como manter o cérebro ativo durante as férias

Como continuar trabalhando o cérebro? Aproveite os aplicativos que estimulam o desenvolvimento e não se esqueça dos livros

As tão esperadas férias escolares chegaram. Podemos aproveitar esse período de descanso da escola para continuar trabalhando o cérebro. A tecnologia pode nos ajudar a continuar aprendendo e exercitando-o. Os celulares vão além de receber ligações, fazendo com que você possa instalar aplicativos, que tem o intuito de aprimorar nossos conhecimentos, memória, concentração e velocidade de raciocínio de forma lúdica. É mais uma forma de usar a tecnologia ao nosso favor.

Cada mais vez aumenta o número de aplicativos voltados a atividades para nosso cérebro, uma ‘ginástica cerebral’. Esses aplicativos são disponíveis e de acordo com as mais diversas idades, diversos conteúdos e disciplinas diferentes. Listamos aqui alguns aplicativos para você não ficar parado nas férias:

Elevate: O aplicativo é voltado para melhorar a memória, concentração e ainda pode melhorar, por exemplo, seus conhecimentos em matemática. A ferramenta também personaliza qual área de conhecimento você pretende melhorar.

Duolingo: É uma ferramenta gratuita para o aprendizado de línguas. Ao baixar o aplicativo, você preenche e escolhe a língua que quer aprender, como inglês, espanhol, francês, e depois em que nível se encontra. A partir daí, uma série de conteúdos e exercícios são disponibilizados. É uma ótima forma de conhecer novas línguas e de aperfeiçoar as que já têm algum contato.

Fit Brains Trainer: Tem como proposta estimular concentração, memória, velocidade de raciocínio e a lógica, com 360 sessões de treinamento. O aplicativo mantém seu cérebro afiado usando-o diariamente.

Memrise: Também focado na memória e aprendizado de idiomas. A ferramenta apresenta uma técnica que permite ao cérebro aprender até 44 palavras por hora. As metas de aprendizado são personalizadas para cada usuário.

Contre Jour: esse jogo chama atenção pelo fato de jogador controlar as alterações no ambiente e não o protagonista, como é comum. Esse forma diferente de jogo faz com que as pessoas pensem mais e mais.

Little Things Forever: procurando objetivos no meio de um mosaico cheio de itens, o jogo faz com que gastem bastante atenção e tempo para encontrar o que é pedido.

Outra forma já conhecida da maioria dos estudantes de manter a mente em exercício é a leitura de livros. A leitura é sempre importante, em todas as fases da vida, e independente do livro, do seu gênero, o importante é o ato de ler. Com isso, também é criado uma rotina, o que facilitará os estudos posteriormente. Nas férias, a leitura é feita de forma mais natural, sem cobrança, o que pode fazer com que o conteúdo do livro seja ainda mais agradável.

Por Jacqueline Gonçalo

Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.