Faça sem sair de casa: veja como manter a rotina durante a quarentena

Faça sem sair de casa: veja como manter a rotina durante a quarentena

Em período de isolamento é impossível não perceber, cada vez mais, como a tecnologia está presente em diversos setores da nossa vida

Quando se está doente, as recomendações médicas são de cuidado e repouso. Em tempos de pandemia, é importante saber respeitar sua saúde e a das pessoas ao redor. Entretanto, a vida não para e as obrigações do dia a dia continuam ali. Então, como seguir com a rotina?

A tecnologia é, sem dúvidas, um ombro amigo para todas as horas. Com isso, se torna cada vez mais fácil encontrar maneiras para cumprir as atividades do dia e não deixar que o comodismo da temporada em casa te consuma.

Como aproveitar a tecnologia na quarentena?

Sabemos que a alta tecnologia pode ser utilizada em quase todos os nossos planos. O desenvolvimento tecnológico permite, tanto na vida pessoal quanto na profissional, a comunicação e o progresso de tarefas rotineiras, de um jeito simples e prático.

Dessa forma, é fundamental que, durante o período de distanciamento social, saibamos organizar deveres e práticas do cotidiano para que continuem sendo realizadas normalmente, sem complicações.

Há diferentes áreas da vida humana que contam com o auxílio da tecnologia para seguirem funcionando. Veja, a seguir, como cada uma delas poderá se unir com a tecnologia durante a quarentena.

Trabalho

Por questões de cuidado físico e mental, muitas empresas disponibilizam um dia de home office para seus funcionários trabalharem de maneira mais tranquila e alternativa. Com a onda de contágios que vem ocorrendo em todo o mundo, a recomendação é que não se saia de casa – a menos que não tenha outra solução.

O trabalho à distância é um privilégio que alguns profissionais conseguem exercer. Sendo assim, há uma série de fatores que colaboram para que a rotina profissional se mantenha rica e produtiva mesmo fora do escritório.

  • Organize-se. Da mesma maneira que no ambiente profissional é necessário saber o que deve fazer, em casa não pode ser diferente. Prepare-se para um dia de trabalho comum;
  • Cuide-se. Alimente-se bem e se mantenha disposto para apresentar bons resultados durante o horário comercial;
  • Planeje-se. Pontue suas obrigações do dia e mantenha horários flexíveis para não se sobrecarregar e dificultar as tarefas;
  • Tenha em mãos as ferramentas importantes. Estruture um bom espaço para passar o dia e deixe em ordem tudo o que você precisará para fazer um bom trabalho – telefone, computador, papel, canetas e etc.

Um espaço sossegado em algum cômodo da casa, um computador e conexão com a internet são os principais itens materiais para que se consiga trabalhar no conforto do lar. Assim, ficará fácil manter os hábitos profissionais durante a quarentena.

Estudo

Muitas universidades tiveram que adaptar suas aulas ao estilo EAD (ensino à distância) para que os alunos não se atrasem com os conteúdos. Dessa forma, é disponibilizado um link pelos professores, para que todos os estudantes tenham acesso às aulas em tempo real.

Além disso, diversos sites na internet optaram por aplicar descontos em seus cursos online. Há também cursos totalmente gratuitos e com certificado para diferentes áreas profissionalizantes. Assim, é possível manter-se inteirado dos assuntos que desejar, sem sair de casa.

Para quem deseja se dedicar aos estudos, é essencial que haja um planejamento de rotina e organização para manter o foco e a atenção.

  • Escolha um bom local. Evite áreas escuras e com muita movimentação; o silêncio e a luz natural farão com que sua concentração seja mantida por mais tempo;
  • Faça um plano de estudos. Se organizar é o primeiro passo para conseguir conciliar as atividades do dia. Divida as prioridades e pense em bons horários para ajudar a sustentar o foco;
  • Use a tecnologia a seu favor. Procure vídeos, filmes e outros materiais que abordem o tema que está sendo estudado – assim, terá uma visão cada vez mais ampla sobre o conteúdo;
  • Saiba a hora de parar. Passar horas sentado em uma cadeira de frente para o computador pode ser cansativo. Consequentemente, a disposição e o cuidado serão prejudicados; tire um tempo para relaxar e voltar à ativa.
Comunicação

Os aplicativos para usuários se comunicarem em qualquer lugar do mundo estão evoluindo cada vez mais. Ou seja, há diferentes tipos de recursos que dão oportunidade para que famílias e amigos se reúnam em chamadas de vídeo ou chat bate-papo.

A seguir, separamos os principais meios de comunicação para manter o contato com aquelas pessoas importantes:

  • Chamada por telefone. Uma simples chamada de voz pode ser significativa durante orientação de isolamento social;
  • Com essa ferramenta, é possível reunir os amigos em uma divertida chamada de vídeo – é também uma ótima solução para reuniões importantes com a equipe;
  • Criado exatamente para conversas, o Whatsapp tem o recurso de chamadas de voz ou vídeos, em grupos de 4 pessoas;
  • Sendo a rede social mais utilizada nos dias atuais, o Facebook dá abertura para ligações em grupo, jogos compartilhados e uma lista de contatos ativos no seu perfil.

Com essas dicas, será fácil matar a saudade de pessoas que estão longe. Por ora, é a maneira mais viável de continuar as relações à distância.

Realizar exercícios

Para quem estava preocupado com os treinos, relaxe! Uma rotina apertada, às vezes, pode complicar a vida de quem gosta de fazer exercícios todos os dias. Mas, durante o isolamento social, esse hábito não precisa ser deixado de lado.

Há diferentes maneiras de improvisar os treinos em casa e manter o foco em dia. Com a ajuda da tecnologia, é possível manter a rotina de exercícios e improvisar os materiais. Entenda:

  • Há centenas de aplicativos disponíveis para baixar – com eles, é possível montar seu treino até mesmo sem equipamentos. Treinos simples e caseiros também te farão apresentar bons resultados no final deste período;
  • Vídeos online. Tutoriais no Youtube também são uma ótima opção para quem deseja tentar coisas novas, assim, o seu treino estará alinhado em tempo real com o instrutor do vídeo escolhido;
  • Faça seu próprio treino. Mantenha os exercícios dos treinos que já está habituado e, caso não tenha a equipagem ideal em casa, improvise-a! Até mesmo algumas panelas podem servir de auxílio para manter a forma.

Realizar atividades físicas é e sempre foi uma prática importante. Agora, principalmente, é o momento de não ficarmos parado; assim, além de melhorarmos a saúde corporal, mantemos o bom funcionamento do cérebro e do nosso metabolismo.

Pagar contas

Fazer pagamentos sem sair de casa e sem enfrentar filas é algo confortante. O avanço da tecnologia permite que as contas sejam mantidas em dia.

  • Boleto bancário. O pagamento pode ser realizado pelo site ou aplicativo de seu banco, apenas informando o número do código de barras;
  • Aplicativo do banco. Simples e prático, é possível fazer e agendar pagamentos, realizar transferências e consultar saldos e gastos apenas pela tela do celular.
  • Site do banco. Com o código de barras e a senha do cartão, o site do banco está disponível para pagamentos, consultas e dúvidas – cada banco tem horários específicos para constar pagamentos e transferências; verifique o seu.
Pedir comida

Por ora e durante um tempo indeterminado, é de extrema importância que a saída de casa seja controlada e dividida. Dessa forma, idas ao mercado, restaurantes e shoppings estão totalmente restritas.

Os aplicativos de delivery de comida estão mais fortes do que nunca. Donos de estabelecimentos optaram por entregas ao invés do atendimento físico; assim, seguimos as recomendações de evitar aglomerações e contatos muito próximos.

Há uma infinidade de coisas para serem pedidas em restaurantes. Todos os pratos estarão disponíveis nas plataformas digitais e poderão ser degustados no conforto da própria casa. Idas ao mercado devem ser feitas por uma só pessoa da casa, o mínimo de vezes possível.

Fazer compras

As compras online estão disponíveis há tempos. Com ela, é possível fazer pedidos em todo o mundo apenas no conforto de casa.

Para fazer pagamentos internacionais, pode-se converter o valor da compra e pagar em seu próprio banco brasileiro. Quem possui banco nos países afora, pode enviar dinheiro para o exterior através de uma transferência bancária.

Respeite as recomendações médicas

O número de pessoas contagiadas vem crescendo desde o mês de fevereiro de 2020. É essencial que cuidemos da própria saúde e das pessoas que estão ao redor; assim, quanto mais pudermos colaborar, mais rápido conseguiremos diminuir a situação.

Lembrem-se: fiquem em casa e cumpram as obrigações. Com as dicas dadas acima, já sabem como é possível manter a rotina durante a quarentena. Se houver sintomas e mal estar, consulte um médico mais próximo.

Grande abraço!

Press Office

Photo by Vinícius Sgarbe from FreeImages

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.