Cozinha do Futuro: 4 equipamentos tecnológicos para restaurantes

Cozinha do Futuro: 4 equipamentos tecnológicos para restaurantes

Não é mais nenhuma novidade que a tecnologia faz cada vez mais parte de praticamente todos os afazeres diários nos tempos atuais. Sendo assim, as cozinhas de restaurantes também têm cada vez mais adaptado suas instalações e estruturas, oferecendo aos clientes um passo à frente na novidades gastronômicas.

As chamadas cozinhas tecnológicas surgem para oferecer uma experiência mais prática e ágil para os clientes, e também para tornar a produção mais eficaz, trazendo resultados de excelência. É a união do indispensável conhecimento humano à automação da tecnologia. Confira abaixo quatro exemplos de equipamentos para restaurante que deram um passo à frente – ou até bem mais de um! – na modernidade.

Impressora de alimentos

Sim, é isso mesmo que você leu! As impressoras de alimentos já existem e são uma realidade bastante próxima. A impressora 3D Foodini utiliza produtos frescos como “tinta” propondo a alimentação saudável e evitando a ingestão de itens processados. Os ingredientes são preparados antecipadamente e depois inseridos na impressora para que ela molde o resultado final. É possível, por exemplo, imprimir raviolis frescos individuais.

Cardápios digitais

Menos mirabolantes do que a impressora de alimentos, mas tão práticos quanto. Os cardápios digitais são, na realidade, softwares disponibilizados em tablets que ficam disponíveis nas mesas para os clientes. É possível clicar em cada alimento e saber dados sobre os ingredientes utilizados, informação nutricional, e até mesmo tempo estimado de preparo. Isso dá mais autonomia ao cliente na escolha e dinamiza o trabalho dos atendentes.

Centro de cocção inteligente

Um equipamento que substitui diversos itens. Esse é o chamado centro de cocção inteligente, ou forno combinado. Ele combina calor seco ao calor úmido, dependendo da necessidade do chef. O centro também trabalha com tempo de cozimento pré programado, cálculo de temperatura ideal, além de auto lavagem interna para deixar o equipamento impecável após o uso.

Processador de alimentos que cozinha

Imagine um processador que também prepara alimentos? O nome dele é Thermomix e vem conquistando as cozinhas europeias. É uma espécie de processador poderoso, com dez mil rotações por minuto, com lâminas afiadíssimas, e que fica dentro de um tipo de panela elétrica. Ele permite não só processar como também manter o movimento do alimento em receitas que precisam ter o famoso “mexer sem parar”. Ele também oferece controle de temperatura, evitando que o alimento queime, e ainda é possível utilizar o vapor para o preparo de outra receita.

Inovação e tecnologia é o segredo para qualquer negócio do futuro. A tecnologia aplicada cada vez mais nos equipamentos para restaurante é apenas um exemplo do que o futuro reserva e, principalmente espera, para quem busca se destacar no mercado.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.