CRONOLOGIA PASCAL

CRONOLOGIA PASCAL

Por Antônio de Oliveira

Em 325, o imperador romano Constantino reuniu bispos na cidade de Niceia da Bitínia, atual Iznik, Turquia. Nesse primeiro Concílio de Niceia acordou-se que a Páscoa cristã fosse celebrada no domingo em seguida à lua cheia, 14 de Nissan, primeiro mês do calendário judaico religioso, depois do equinócio da Primavera. Equinócio, “aequi nox”, noite igual, é o ponto da órbita da Terra em que se registra igual duração do dia e da noite, o que ocorre nos dias 21 de março e 23 de setembro, início do outono e da primavera, respectivamente. O carnaval começa 43 dias antes.

Nissan recai entre os meses de março e abril nos calendários juliano e gregoriano. O calendário juliano é resultante da reforma do calendário romano introduzida por Júlio César no ano 46 a. C. Nesse calendário, em cada quatro anos há um ano bissexto, de 366 dias. O calendário gregoriano, por sua vez, é resultante da reforma do calendário juliano introduzida pelo Papa Gregório XIII, no século XVI. É adotado, no mundo inteiro, para demarcar o ano civil. Além desses, há os calendários islâmico, maia, chinês, solar.

Páscoa, do hebraico Pessah, significa passagem. Originariamente, uma festa de pastores. Celebrava-se o nascimento de ovelhas na primavera. Depois, passou a comemoração do Êxodo, quando Moisés e o povo de Deus passaram a pé enxuto pelo Mar Vermelho. Passagem da escravidão, de mais de 400 anos, para a libertação. Para os cristãos, a páscoa comemora a ressurreição de Jesus. Contudo, adverte Pascal, Jesus continua em agonia até o fim dos séculos. Não dormir durante esse tempo é preciso. No Brasil ainda existem discriminados, sem acesso à saúde, à educação, a transporte; famintos, desempregados, vítimas de rompimento de barragens, de inundações e desmoronamentos, de massacres. Sobreviventes cujas vidas perderam o chão. Em Paris, incêndio de Notre-Dame… É tempo de revitalização pascal! Travessia. Cronologia: no tempo enquanto é tempo.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: freeimages.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.