Linha de produção do passado ao futuro: como a evolução desse setor ajuda a entender a indústria

Linha de produção do passado ao futuro: como a evolução desse setor ajuda a entender a indústria

A Indústria 4.0 traz significativas mudanças na maneira de produzir. Uma linha de produção mais eficiente é uma das grandes transformações

A linha de produção é o setor vital de toda indústria. Por isso, vale a pena empreender todos os esforços para que seus processos sejam cada vez mais eficientes. Hoje, podemos falar em uma reformulação desse setor, e saber como alcançar a eficiência da linha de produção é o grande desafio.

Avanços muito significativos vieram com a chamada quarta revolução industrial. A maneira de viver, consumir e se relacionar está sendo profundamente modificada pela tecnologia. A linha de produção está se adequando à essas mudanças e necessita se tornar cada vez mais eficiente.

Buscando a excelência em cada etapa do processo

Para alcançar a excelência e eficiência da linha de produção em todas as etapas, é fundamental o mapeamento dos processos. Assim, é possível identificar possíveis falhas e pontos de melhoria. Esse mapeamento deve estar em constante reavaliação que possibilite detectar erros quanto antes.

É possível comparar as atividades de uma linha de produção com as habilidades humanas. Há quem seja excelente na realização de uma ou duas tarefas e mediano em outras. Assim é a linha de produção. Esta pode desempenhar muito bem determinada função e obter desempenho apenas suficiente em outra.

Um produto pode ter um corte perfeito, por exemplo, mas a embalagem ser apenas satisfatória. O desafio para a indústria é entregar um excelente produto final, que tenha passado por todas as etapas da produção com máxima eficiência.

A perfeição em todas as fases é inalcançável. Contudo, podemos investigar cada parte do processo a fim de otimizar ações e implementar melhorias. Para tanto, é preciso considerar cada setor, mas sem descuidar do aspecto global. Tudo deve estar ligado à missão, à visão e aos valores da empresa.

Alcançando maior eficiência

Há algumas formas de potencializar a eficiência da sua produção e também aumentar o lucro da empresa.

Adoção de boas práticas em gestão

Em um primeiro momento, pode não parecer, mas a gestão também interfere diretamente na qualidade de um produto.

Os bons líderes motivam seus colaboradores, têm boas habilidades de comunicação e negociam melhor com fornecedores. Sem dúvida, eles contribuem, e muito, para a produtividade da equipe, e, consequentemente, para a qualidade do produto.

Equipamentos de qualidade

Contar  com ótimos equipamentos é decisivo para a eficiência da linha de produção. Os equipamentos devem ter alto rendimento, não podem estar ociosos e sua manutenção periódica não pode ser negligenciada.

Deve-se considerar, ainda, a possibilidade de investir em equipamentos mais modernos. Aqui, de novo, conta-se com a experiência e o conhecimento técnico dos gestores. Estes decidirão as especificações do maquinário e o melhor momento para sua aquisição.

Excelência da matéria-prima

A matéria-prima é determinante nas características do produto final. Deve-se buscar bons fornecedores e se assegurar da qualidade da matéria-prima antes de adquiri-la.

Produtos confeccionados com matéria-prima de baixa qualidade podem gerar transtornos ao consumidor e sérios danos à reputação da empresa.

Rotina de testes

Elaborar uma cuidadosa rotina de testes pode ser decisivo para a linha de produção. Os testes servem para identificar erros antes da finalização do produto, aumentando bastante a eficiência e diminuindo os custos de produção.

Certificações de qualidade

Vale a pena obter as chamadas certificações de qualidade. Estas são obtidas quando uma organização independente afere se o produto atende a algumas normas técnicas previamente estabelecidas e validadas.

Pode ser uma excelente maneira de avaliar os processos da empresa. E ainda se pode explorar as possibilidades de marketing oferecidas pelas principais certificações do mercado.

Terceirização como recurso para alcançar a excelência

Como é muito difícil alcançar a excelência em todas as etapas, a terceirização (ou outsourcing) agrega muito ao processo. Ao terceirizar se traz a especialidade de outra empresa, ou seja, o que esta faz de melhor. Assim, a empresa diminui custos e pode direcionar melhor os recursos para sua atividade principal.

No contexto da Indústria 4.0, vivenciamos grandes e rápidas mudanças tecnológicas. Assim, são demandados profissionais cada vez mais especializados. A terceirização é inserida como uma estratégia fundamental para incrementar a eficiência da produção e qualidade do produto final.

Com a adoção de algumas terceirizações, é possível obter grandes ganhos operacionais e diminuir os custos. Assim, aumenta-se consideravelmente a eficiência da linha de produção. Essa é uma das grandes transformações trazidas pela Indústria 4.0: menos tempo gasto em processos, menos desperdício e maior aproveitamento de recursos.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.