10 dicas de uso seguro para o gás de cozinha

10 dicas de uso seguro para o gás de cozinha

O botijão de gás é um item utilizado por grande parte da população e por conter gás GLP (gás liquefeito de petróleo) é extremamente inflamável, por isso que a instalação e o uso inadequado podem causar graves explosões. Os fabricantes de botijões e os itens para o seu uso precisam seguir a risca as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de ser aprovado pelo Inmetro.

Ainda assim o consumidor precisa fazer o seu uso consciente para evitar acidentes. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para ajudar na utilização segura do gás de cozinha. Confira!

Antes de comprar o botijão

É importante observar o estado do botijão antes de adquiri-lo, então tenha certeza de que o distribuidor oferece um produto de qualidade com o selo do Inmetro, pois isso significa que são produtos que passaram por um controle de qualidade antes de serem repassados ao consumidor. Recuse se o botijão estiver amassado.

Durante e após a instalação

A instalação é simples, mas deve ter muita atenção para que seja feita corretamente. Os itens como mangueira e registro de gás precisam estar em perfeitas condições e possuir o selo do Inmetro. Outro cuidado é evitar passar a mangueira por trás do fogão e jamais fazer emendas sobre ela. Fique de olho também no prazo de validade da mangueira, que geralmente dura cerca de cinco anos.

cuidados-com-gas-de-cozinha

Imagem: reprodução pixabay.com

O botijão precisa estar em local arejado e ao mesmo tempo protegido do sol, chuva e temperaturas muito quentes. O ideal é que ele fique do lado de fora coberto e protegido. Evite também deixar perto de instalações elétricas.

Faça sempre o teste da espuma para ter certeza de que o botijão foi corretamente instalado, basta utilizar uma esponja com sabão e se fizer espuma verifique o que está errado e se tiver dificuldades procure ajuda de um profissional.

Muitas pessoas acreditam que ao deitar o botijão será possível aproveitar o finalzinho do gás. Isso é um erro, pois pode danificar o regulador de pressão, causar vazamentos pela mangueira, além de não proporcionar o rendimento desejado. então jamais deite o botijão na posição horizontal.

Nos momento em que não estiver utilizando o botijão procure deixar o registro fechado para evitar qualquer tipo de vazamento principalmente se for passar longos períodos fora de casa. Outra dica importante é que se houver suspeita de qualquer vazamento intenso evite acender as luzes e ligue para o Corpo de Bombeiros no 193.

Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.