Dicas para pegar a estrada com segurança

Dicas para pegar a estrada com segurança

Imagem: reprodução pixabay.com

A segurança na estrada depende de uma série de fatores que vão desde a manutenção preventiva do veículo até a direção defensiva. O perigo na estrada muitas vezes é maior do que dirigir no trânsito da cidade. Isso porque na estrada a velocidade geralmente é maior e qualquer descuido pode ocasionar em graves acidentes. Além disso, os imprevistos acontecem e o motorista precisa saber o que fazer nos momentos não esperados.

Antes de sair de casa é preciso certificar-se de que o veículo esteja em boas condições. Para isso mantenha as revisões em dia e consulte um mecânico de sua confiança para que toda parte elétrica e mecânica sejam verificados. Os pneus também precisam ser checados assim como o step. Muitas montadoras oferecem vantagens em relação às revisões, enquanto a Citröen aposta na revisão de R$ 1 real por dia para os modelos Novo Aircross e C3, outras oferecem as primeiras revisões de graça. Isso ajuda muito a garantir o melhor desempenho do carro em diversas situações, principalmente quando pegar a estrada com a família.

Imagem: reprodução pixabay.com

Muitos acidentes acontecem devido a falta de atenção no volante, por isso é importante que antes de sair em casa o motorista esteja descansado e com boa disposição. Jamais dirija com sono ou cansaço, pois qualquer má disposição pode interferir na atenção e colocar todos em risco. Uma boa dica para as viagens longas é verificar o trajeto e programar paradas para dormir, se alimentar ou apenas para esticar as pernas. Outra dica é levar alimentos leves dentro do veículo para fazer pequenos lanches e manter sempre a energia.

Também faz parte da segurança colocar em um local de fácil acesso todos os documentos necessários, inclusive números de emergência. Não esqueça dos documentos do veículo, identidades dos passageiros e até um contato de algum amigo ou parente. Manter tudo isso em um local acessível é importante no caso do veículo ser parado.

Se você não tem muita experiência em dirigir na estrada, procure viajar durante o dia, assim você aproveita a luz do dia e ter uma maior visibilidade na estrada. A atenção com os demais veículos é extremamente importante, não esqueça de olhar frequentemente os retrovisores externos e interno, além de muita atenção com os veículos à frente. Dessa forma, com pequenos cuidados a viagem fica muito mais segura, além de evitar estresse com imprevistos.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.