Senai, 71 Anos de Uma Grande instituição

Senai, 71 Anos de Uma Grande instituição

Voltado para aprendizagem industrial, baseada na formação profissional de alta qualidade e em bases sociais bastantes significativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), completou no último dia 22 de janeiro 71 anos de vida!
E que vida!
Com uma estrutura de dar inveja a muitos países, esta grandiosa instituição vem formando há quase um século, o que há de melhor em matéria de mão de obra qualificada neste Brasil de meu povo!
E também fora dele.

SENAI-BRASIL-SAO-TOME-E-PRINCIPE
Escola Senai de formação em São Tomé e Príncipe

Com alguns projetos em parceria também com a ONU, forma instrutores e inaugura escolas em países como Jamaica, Peru e São Tomé e Príncipe, sendo referência importante nas nações onde atua.
Parabéns SENAI!

escola-senai-jamaica
Instrutor José Geraldo (MG) e equipe a caminho da Jamaica

Abaixo texto produzido pelo Portal Senai trazendo interessantes e gratificantes estatísticas sobre a instituição.

22 de janeiro – aniversário do SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) completa 71 anos em 22 de janeiro. O trabalho ao longo desses anos tem sido o de promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais para elevar a competitividade da indústria.

As 809 unidades operacionais móveis e fixas espalhadas pelo país recebem, a cada ano, cerca de 2,5 milhões de matrículas em 3 mil cursos que preparam trabalhadores para 28 áreas industriais. Até hoje, o SENAI já formou mais 57 milhões de pessoas.

curso-de-pedreiro-mestre-de-obra-senai
Curso de Pedreiro do Senai

Um dos principais indicadores de qualidade da educação oferecida pela instituição é a facilidade com que os estudantes têm para encontrar um emprego. Pesquisa realizada em 2011 mostrou que 80% dos formados nos cursos técnicos da instituição em 2010 estavam trabalhando em 2011 e recebiam, em média, 2,47 salários mínimos, o equivalente a R$ 1.346,15, ao mês.

Os cursos de aprendizagem industrial e de qualificação profissional do SENAI também são referência para o mercado de trabalho. Na hora de contratar, 96,9% das empresas preferem os profissionais com cursos de qualificação do SENAI e 96% dos empresários elegem os formados em cursos de aprendizagem industrial da instituição.

curso-de-marcenaria-senai
Curso de Marcenaria do Senai

Além disso, o SENAI promove, de dois em dois anos, o maior torneio de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento. Os vencedores representam o Brasil no WorldSkills, competição que reúne alunos de mais de 50 países na busca pelo título de melhor aluno de educação tecnológica do mundo. Em 2013, o WorldSkills será realizado em julho, na Alemanha.

Fonte: Portal Senai
i
magens: Portal Senai / Arquivo Pessoal

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.