Como conservar o motor do carro

Como conservar o motor do carro

O motor do seu carro é essencial. Sem ele, não há como o carro se movimentar, então ele funciona como o coração do veículo. Dos modelos mais antigos aos mais modernos, todos precisam de máxima atenção.

Em relação à economia, alguns veículos trazem motores com alto desempenho, como é o caso do PureTech 1.2 flex de três cilindros, classificado pelo INMETRO como o mais econômico do país, e está presente nos veículos da montadora Citröen.

Esse item requer cuidados especiais, atenção no uso e reparos específicos quando há necessidade. Separamos algumas dicas importantes para preservá-lo.

Cuidando do principal item do seu carro

Cuidado com a baixa rotação: quando o motorista dirige em baixa rotação, o motor recebe uma sobrecarga imensa, o que pode danificá-lo seriamente. Se você está em velocidade mais alta e repentinamente diminui a velocidade sem trocar a marcha, o seu motor sofre e muito. Fique sempre atento.

Imagem: reprodução pixabay.com

Óleo: o motor é composto por várias partes feitas de liga metálica. Ou seja, se essas partes não recebem lubrificação, o movimentar delas fica cada vez mais comprometido, alterando a resposta do motor e o desempenho. Jamais ande sem óleo lubrificante, e sempre fique de olho na vida útil dele. Se a quilometragem limite foi ultrapassada ou a vida útil indicada pelo fabricante expirou, o óleo perde a capacidade lubrificante e seu motor certamente será afetado por isso.

Giros: nunca exceda o limite de giros e preste atenção no conta-giros, caso seu veículo seja equipado com este dispositivo. Exceder a contagem de giros pode resultar em quebra de algum componente quando o carro está em movimento, representando altíssimo risco.

Reservatório de água: é importante esperar o motor esfriar antes de abrir a tampa do reservatório de água. A água ali presente está muito quente, e pode causar queimaduras sérias no motorista ou em quem estiver manipulando o compartimento. Sempre fique atento ao nível de água.

Vazamentos: o óleo que vaza pode afetar peças que estão em contato com o vazamento. Além disso, o vazamento causa falhas no desempenho do lubrificante, o que pode desgastar seriamente o motor.

Olho nos filtros de óleo, ar e combustível: peças essenciais no carro, elas se desgastam com o tempo e com o uso. Utilizar filtros desgastados permite que impurezas tomem conta do motor, prejudicando o funcionamento. Alguns tipos de impureza podem danificar as paredes do cilindro, ocasionando perda de compressão.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.