Primeiro carro elétrico do Brasil (fora de uma fábrica) é do Amazonas

Primeiro carro elétrico do Brasil (fora de uma fábrica) é do Amazonas

E é um fusca!
Uma iniciativa pioneira de pessoas com atitude e um objetivo comum, fez nascer o primeiro carro elétrico do Brasil.
O veículo batizado de Eco-Fusca já desfila pelas ruas de Manaus guiado por seu criador e executor do projeto o mecânico Alex Lopes Soares de 41 anos.
Podendo ser recarregado em tomadas comuns, o fusca consome o mesmo tipo de bateria utilizada em aparelhos celulares ou seja, de polímeros de lítio.

Praticamente sem manutenção o Eco-Fusca chega a incrível velocidade de 160 Km/hora e tem autonomia de rodagem de 150 Km aproximadamente.
Alex acrescenta que ainda faltam pequenos ajustes estéticos e tecnológicos como o software “Elition” (funcionará como um computador de bordo) desenvolvido pelo analista Eduardo Mazzoni para incorporar ao fusca que também receberá tecnologia 3G.
O carro dispensa embreagem e o carregamento das baterias dura cerca de 5 horas.

O fato de o veiculo não soltar gazes poluentes, não emitir os sons característicos de um carro comum e sua tampa traseira ser em acrílico transparente, desperta a atenção de todos por onde passa e virou sensação em Manaus capital do estado do Amazonas e cidade “natal” do Eco-Fusca.
De acordo com Soares esta conversão pode ser feita em qualquer tipo de veículo ou motocicleta e que ele não gasta mais do que R$5,00 (cinco reais) por mês para “abastecer” o veículo.
Com certeza esta é mais uma preciosidade para se acrescentar à história do fusca!

Entrevista completa na fonte:
acritica.uol.com.br
Site do projeto:
ecofusca.com.br

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

4 comentários em “Primeiro carro elétrico do Brasil (fora de uma fábrica) é do Amazonas

  • 05/08/2014 em 21:55
    Permalink

    Ops. Muito legal o projeto, mas o Brasil ja teve uma linha de producao de carros eletricos. A Gurgel produziu o Itaipu eletrico no final da decada de 70 incio dos 80. Foi usado por algumas empresas, inclusive a Cesp, mas a maioria foi convertida a combustao (motor de fusca).

  • 06/08/2014 em 08:08
    Permalink

    Olá Samuel, obrigado pelo comentário.
    Você tem toda razão, o Gurgel Itaipu foi mesmo o primeiro, porém, produzido por uma empresa já estabelecida como a Fabrica de Veículos Gurgel.
    A conotação dada aqui é sobre um projeto onde um cidadão comum teve a iniciativa.
    Mas de qualquer maneira, vou corrigir o artigo.
    Obrigado pela dica e volte sempre!
    Abraços!

  • 16/09/2015 em 12:20
    Permalink

    Amigo quanto custa um fusca desse?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.