Cacau, chocolate, ovos e páscoa: benefícios e malefícios

Cacau, chocolate, ovos e páscoa: benefícios e malefícios

Agindo como um protetor cardiovascular, o flavonóide é uma substância antioxidante presente no cacau, mais precisamente em sua semente.
Como todos nós sabemos o cacau é a matéria prima básica do chocolate essa delícia desejada quase que de forma unânime em todo o planeta, principalmente na época da páscoa quando são consumidos milhões de toneladas do “chocolatoso” (existe, rs) ovinho.
Fica então no ar a grande questão: quais os verdadeiros benefícios e malefícios do cobiçado comestível?
Baseado na opinião de quem entende do assunto, tentaremos dar uma visão geral e esclarecedora, espero, sobre a questão.

Estudos ainda não totalmente concluídos defendem que os radicais livres (responsáveis, além de outros fatores, pelo envelhecimento) são combatidos pelos flavonóides (presentes no chocolate amargo), que também diminuem o mau colesterol (LDL) no sangue.

Sais minerais e as vitaminas A, B, C, D e E estão contidas no chocolate amargo.
As diversas sensações sentidas ao se ingerir o chocolate se deve às substâncias contidas nele, que estimulam a produção de serotonina usada no combate a ansiedade e a depressão, estimulando também os centros de bem-estar e de prazer.

Apesar de tudo, é um alimento que deve ser consumido com moderação, mesmo por pessoas saudáveis por ser altamente calórico com altos índices de gordura e açúcar.
Não existe recomendações mínimas de consumo para nenhum tipo de doce na OMS (Organização Mundial de Saúde).
Algumas pessoas também podem ser alérgicas a ele. Consulte um médico.

Estatísticas:
Em se tratando de ovos de chocolate o Brasil fica em segundo, como produtor mundial, atrás apenas da Inglaterra (revista Vigor).
Os Estados Unidos são os maiores consumidores de chocolate do mundo, digerindo nada menos do que um milhão seiscentos e noventa e seis mil toneladas por ano (Putz!), e o menor consumidor é Cingapura com apenas quatro mil toneladas (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados).

Que diferença, hein?!?!
E você, gosta de chocolate?

Fontes:
www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4114.shtml
www.revistavigor.com.br/2009/03/31/beneficios-do-chocolate
www.abicab.org.br

Imagens:
sxc.hu

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

2Comments

Add yours
  1. 1
    Tônia Amanda Paz

    Como chocólatra assumida que sou, quase devorei a tela do meu notebook lendo esse post. Que tentação todos esses bombons maravilhosos. Como uma coisa tão deliciosa pode fazer mal a alguém?

    Abraços e parabéns pelo espaço Tomé.

+ Leave a Comment