Ortodontia para idosos: conheça os benefícios

Ortodontia para idosos: conheça os benefícios

Por muito tempo, teve-se a impressão de que os aparelhos ortodônticos deveriam ser utilizados idealmente por crianças ou adolescentes. No entanto, não há uma idade limite para aproveitar os benefícios da ortodontia.

Seja para tornar o sorriso mais harmônico, seja para obter mais qualidade de vida, o uso de aparelhos dentários por idosos ganha cada vez mais adeptos.

Benefícios do uso de aparelho na terceira idade

Entre os principais benefícios do uso de aparelhos ortodônticos na terceira idade estão:

Melhora na respiração e na fala: a utilização de aparelho ortodôntico é uma das principais alternativas no tratamento da apneia do sono, problema muito comum entre idosos. A correção da posição dos dentes auxilia na melhora da respiração, reduzindo ou até mesmo eliminando o problema, e diminuindo significativamente a incidência de outros problemas respiratórios ou bucais. Consequentemente, ajuda também na fala, aperfeiçoando a dicção.

Correção do alinhamento da mordida: o desalinhamento ou as falhas na mordida influenciam na qualidade da mastigação e, consequentemente, da digestão, o que pode ocasionar problemas no sistema digestivo. A utilização do aparelho dentário em qualquer idade pode resolver o problema e devolver ao paciente o conforto digestivo e a mastigação correta.

Preparação da boca para o recebimento de prótese: a chamada ortodontia pré-protética prepara a boca do paciente para o recebimento de próteses e implantes, levando os dentes às suas posições corretas. Assim, o resultado final é auxiliado pelo uso do aparelho.

Melhora na estética bucal: além da preocupação com a saúde, os idosos também se importam com a aparência, é claro! Portanto, as mesmas técnicas que buscam melhorar o aspecto do sorriso de crianças e jovens também podem ser destinadas ao embelezamento dos dentes dos adultos e também dos idosos. A única diferença é que o metabolismo muda com a idade, o que pode alterar o tempo de tratamento – tanto para menos quanto para mais, dependendo do organismo do paciente.

Além do clássico aparelho metálico, cresce entre os pacientes mais maduros a busca pelo aparelho “invisível”, que é mais discreto. Vale tudo na ortodontia para um sorriso bonito em qualquer época da vida!

Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.