5 vantagens da fisioterapia em casa para idosos

5 vantagens da fisioterapia em casa para idosos

A chegada da terceira idade traz diversas mudanças na rotina e na qualidade de vida dos indivíduos. Como uma máquina que vai se desgastando com o tempo, nosso organismo também apresenta os sinais de deterioração natural. No entanto, para algumas pessoas essa situação pode ser um pouco mais difícil, seja por conta de enfermidades, seja por conta da idade avançada. Reunimos nesta matéria cinco vantagens da fisioterapia em casa para idosos, confira!

1) A qualidade de vida apresenta significativa melhora

A passagem do tempo, as doenças e o consequente declínio do organismo costumam, em conjunto, dificultar tarefas simples do dia a dia, como caminhar, tomar banho e até mesmo permanecer sentado. Esta condição traz impactos na autoestima e na saúde mental do idoso. Com a fisioterapia, o paciente retoma os movimentos gradativamente e tem a musculatura reforçada, dando mais segurança e autonomia na atividades.

2) Turbina a memória

Outro sinal bastante comum que se apresenta na velhice é o comprometimento da memória. Com a fisioterapia, que trabalha também a parte cognitiva do paciente nos exercícios, os processos de raciocínio e percepção nos idosos obtêm ganhos significativos.

3) Coordenação motora e equilíbrio são restabelecidos

O equilíbrio e a coordenação motora, resultantes das boas condições do sistema neurológico, também são retomados com a fisioterapia. É claro que os resultados são variáveis conforme o quadro geral do paciente, porém com o uso de técnicas apropriadas o fisioterapeuta estimula o sistema vestibular e devolve o controle do corpo ao idoso.

4) Previne doenças

Além da perda da funcionalidade do corpo, a terceira idade também pode trazer o surgimento de enfermidades como osteoporose, artrose, incontinência urinária, tendinites, entre outras. O estímulo causado pela fisioterapia não só reduz os sintomas de doenças já instaladas como também previne o surgimento de muitas delas.

5) Aumenta a disposição

Nada de preguiça ou desânimo! A fisioterapia ajuda a devolver a disposição para atividades do dia a dia como cuidar da casa, das plantas, dos animais, passear com os netos, ir ao mercado, à feira, e até mesmo para a prática de esportes. Após tantos anos cuidando da família e batalhando, os familiares da terceira idade certamente merecem esse zelo.

A realização da fisioterapia em casa para idosos, também chamada de fisioterapia domiciliar, é uma maneira de trazer de volta o bem-estar, a mobilidade e o conforto, sem que haja a necessidade de deslocar o idoso para clínicas ou consultórios.

Grande abraço!

Pres Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.