Conheça os superalimentos que são bons para a saúde e para o meio ambiente

Conheça os superalimentos que são bons para a saúde e para o meio ambiente

Eles são ricos em proteína, vitaminas e minerais e podem ser cultivados em diversos ambientes

 No dia 5 de junho comemora-se o dia internacional do meio ambiente, evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Uma das principais formas de celebrar essa importante data é colocando na prática algumas ações coletivas e individuais. Talvez uma das maneiras mais acessíveis de fazer isso seja por meio da gastronomia. Além de cuidar da saúde, é possível ingerir alimentos extremamente benéficos para a natureza.

Com base nesse contexto, a organização não governamental World Wide Fund for Nature (WWF), fez uma lista com os 50 super alimentos do futuro. Eles são saudáveis e benéficos para o mundo que nos cerca. Nessa lista está a Moringa, Wakame, Fonio, Nopal e Feijão-bambara. Basta escolher o que mais lhe agrada e inserir no cardápio quando for preparar a próxima refeição.

No sul da Ásia, surgiu a árvore Moringa, considerada milagrosa por ser resistente a ambientes secos e por crescer muito rápido. Ela possui uma série de aplicações que vai desde o uso medicinal ao preparo de molhos, chás e sopas. É rica em vitaminas (A e C) e minerais (cálcio e potássio). As sementes dessa espécie também são ricas em ácido oleico, associados com a melhora dos índices de colesterol bom.

Salada de Wakame. Crédito: divulgação

O Wakame é uma alga muito utilizada no Japão no âmbito alimentação, além de ser oferecida aos espíritos de antepassados, em rituais religiosos. É rico em ômega 3, uma substância extremamente benéfica ao organismo e geralmente presente em peixes de água fria. Isso sem contar nos efeitos na redução da pressão arterial, propriedades anticoagulantes e anti tumorais. A alga confere um sabor umami (o quinto gosto do paladar humano).

Já o Fonio vem da África e é um grão com um sabor delicado parecido com nozes. Ele é rico em em ferro, zinco e magnésio e é extremamente versátil. Pode ser utilizado no lugar do arroz e até para fazer cerveja. O cereal é resistente à seca e pode ser colhido em apenas 60 ou 70 dias na região do Sahel, na África Ocidental.

O Nopal é um cacto usado com frequência na culinária mexicana. A facilidade está em cultivá-lo em regiões como América Central e do Sul, na Austrália e até na Europa. Apesar de alguns estudos comprovarem que ele pode ter benefícios para diabéticos do tipo 2 e até curar ressaca, algumas ressalvas são importantes. Há pessoas que reclamam de efeitos colaterais ao consumi-lo, como diarréia leve, náusea e inchaço abdominal.

Para completar o cardápio, uma boa alternativa de fonte de proteína pode ser o Feijão-bambara. Ele ganhou grande atenção do movimento sustentável por causa da facilidade de plantar essa espécie em solos pobres. É um superalimento com diversos benefícios, como síntese proteica, e fonte do aminoácido metionina, considerado essencial por não ser produzido pelo organismo.

Grande abraço!

Press Office

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours