Como escolher a cor de tinta para cada ambiente da casa

Como escolher a cor de tinta para cada ambiente da casa

Como pensar criativamente na hora de refazer a pintura da casa e ir além do tradicional branco? Cada cômodo tem suas particularidades e requer tons diferentes, que podem ser utilizados sozinhos, em uma paleta de cores ou combinados ao branco. Veja algumas dicas e mude a cara do seu ambiente!

Além da tinta branca

Antes de mais nada, faça uma observação cuidadosa do espaço que receberá a pintura. Ele é pequeno e você busca amplitude visual? Quais as cores dos móveis e objetos que compõem o cômodo? Definir isso corretamente ajuda na escolha das cores ideais e evita que o local fique ou muito neutro ou com tons que “brigam” entre si.

Você sabia que as cores causam efeitos variados sobre o estado mental de cada indivíduo? Por isso é preciso refletir com cuidado no momento de decidir a nova cor do ambiente. Se você gostaria de colocar uma parede vermelha no quarto, por exemplo, é importante saber que cores quentes são estimulantes e que esse tom pode influenciar no sono. Para locais de descanso, cores frias são boas escolhas.

Imagem: reprodução shutterstock.com

A iluminação do cômodo pode mudar totalmente o efeito da cor na parede. Lâmpadas brancas, por exemplo, “acendem” a tinta, tornando-a mais clara e mais aberta. Já as luzes amareladas “esquentam” a cor. A iluminação natural também pode influenciar.

A escolha das tintas para parede também deve considerar o gosto pessoal dos moradores da residência, afinal todos vivem no local e precisam estar confortáveis com as opções.

Busque referências no círculo cromático, que indica como as cores combinam entre si de forma complementar (que são opostas), análoga (que são parecidas) ou demais misturas. Diversos aplicativos e sites na internet contam com as informações do círculo cromático.

Aproveite a facilidade dos simuladores online, que ajudam muito a visualizar um possível resultado final. Ao pintar ambientes como garagem e áreas externas comuns, sempre busque opções de tinta mais resistentes, com maior durabilidade.

Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.