Como escolher o tênis ideal para sua pisada?

Como escolher o tênis ideal para sua pisada?

Cada detalhe pode fazer a diferença no seu desempenho na hora de praticar atividades físicas, e também na segurança de sua saúde. Todo praticante de exercícios, ou mesmo quem utiliza tênis todos o dias, deve saber que existem ao menos três tipos de pisadas diferentes. E isso deve ser levado em consideração antes de comprar um calçado.

É fundamental escolher um tênis que trará uma boa ergonomia ao seu corpo e proporcionará conforto em seus exercícios.

Conheça os tipos mais comuns de pisadas e fique atento aos tênis adequados a cada uma delas.

tipos-de-pisadas-pronada-neutra-supinada-2

Pisada Pronada

É o tipo mais comum de pisada, aquela que começa na borda dos pés, do lado externo do calcanhar, e termina próximo ao dedão. Para gerar mais conforto e segurança para quem possui esse modo de pisar, o ideal é adquirir tênis bastante leves, e que possuam bom amortecimento, reforçado no calcanhar. Outro ponto importante de ser pensado é o controle de estabilidade, modelos com largura regular e com design que valoriza o canto exterior é o mais indicado. Veja aqui alguns modelos perfeitos para esse tipo de pisada.

Pisada Neutra

Trata-se da pisada ideal, que não impõe restrição ao caminhar. Identifica-se este tipo de pisada quando os pés começam o contato com o solo com a parte externa do calcanhar e terminam no centro do pé, balanceando o peso de maneira correta. Esta pisada não sobrecarrega nenhuma parte do pé, pois é a planta do pé quem recebe o principal impacto. Para quem tem essa pisada, há menos restrição na hora de escolher o tênis, basta optar por um modelo que tenha um bom amortecimento, para proteger também o impacto dos joelhos e articulações.

tipos-de-pisadas-pronada-neutra-supinada

Pisada Supinada

É o tipo de pisada menos frequente, e que necessita de maior cuidado na hora de escolher o tênis. Os supinados geralmente iniciam sua pisada com o calcanhar, a partir de seu lado externo e terminam na parte frontal também do lado de fora do pé, na direção do dedinho. Quem tem este tipo de pisada sente dificuldade de caminhar por longas distâncias, tensionando muito os músculos da região do calcanhar. Neste caso, a atenção com o amortecimento que o tênis oferece deve ser redobrada, para conseguir absorver o impacto. Também é aconselhado tênis feitos em materiais leves.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.