Cuidados que você precisa ter ao retirar o aparelho ortodôntico

Cuidados que você precisa ter ao retirar o aparelho ortodôntico

Período de contenção e cuidados com higiene bucal devem ser respeitados para o sucesso do tratamento completo

Cada vez mais brasileiros estão buscando cuidar de seu sorriso. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), houve um aumento de 6,53% na adesão de planos odontológicos entre maio de 2018 e maio de 2019.

Além dos cuidados clínicos e com a saúde e integridade dos dentes e gengivas,  a ortodontia desempenha um papel fundamental para acertar o encaixe da mordida e para a harmonizar o posicionamento dos dentes.

As diferentes técnicas e modelos de aparelhos ortodônticos permitem que até os mais discretos desalinhamentos dos dentes sejam corrigidos após sua instalação, somada a consultas periódicas para o ajuste do dispositivo (seja ele metálico, em resinas especiais ou qualquer outro material disponível no mercado).

E um dos dias mais aguardados pelos pacientes que passam longos períodos de tempo é a remoção do aparelho ortodôntico fixo, que por vezes pode passar longos anos instalados na arcada dentária.

Mas para quem pensa que a retirada do aparelho significa o fim do tratamento de ortodontia, trazemos novidades: novos cuidados devem ser tomados para manter o sucesso do alinhamento dos dentes e a saúde bucal. Confira!

Respeite o período de contenção

Na maioria dos casos, após a retirada do aparelho fixo, o ortodontista vai recomendar o uso de um aparelho móvel ou dispositivo de contenção fixa.

O período determinado para o uso da contenção vai variar de paciente para paciente, mas seu principal objetivo é impedir que os dentes recém-alinhados se movam e voltem para sua posição original.

O paciente deve usar a contenção de acordo com as orientações de seu dentista, pois esta etapa é muito importante para que os ossos e fibras dos dentes possam se reestruturar de acordo com o novo posicionamento. Caso isso não aconteça, os dentes podem passar pelo processo de recidiva e o resultado final é prejudicado.

Siga a rotina de consultas de retornos ao dentista

Principalmente durante o período de contenção, o ortodontista precisa verificar a eficiência do dispositivo e averiguar comportamento das estruturas dentárias após a retirada do aparelho fixo.

Mesmo que as consultas para a manutenção da contenção não ocorram com a mesma frequência mensal dos ajustes e manutenções do aparelho fixo, não se esqueça de cumprir esse acompanhamento, essencial para alcançar a qualidade do resultado final do tratamento ortodôntico.

Caprichar ainda mais na higiene oral

Com ou sem contenção, continue administrando uma boa rotina de higiene bucal, sempre escovando os dentes após as refeições, ao acordar e antes de dormir. Prefira sempre as escovas de dente de cabeça pequena e cerdas macias, capazes de penetrar até entre os menores espaços dos dentes e gengivas.

Não se esqueça de usar o fio dental diariamente para evitar que restos menores de alimentos potencializem a proliferação da placa bacteriana. Use um enxaguante bucal com a frequência recomendada pelo dentista.

Fuja de alimentos duros

Alguns alimentos são proibidos durante o uso dos aparelhos fixos porque podem danificá-lo. Ao retirar, é normal sentir vontade de voltar a consumi-los mas é preciso cautela.

O consumo de alimentos muito duros como por exemplo balas, castanhas e oleaginosas em geral, doces como o pé-de-moleque, petiscos como torresmo, e até cubos de gelo, entre tantos outros, podem causar fraturas nos dentes durante a mastigação.

Cuidado com procedimentos de clareamento dental

Com dentes bem alinhados e livres dos aparelhos, é bem comum que muitos pacientes ortodônticos busquem procedimentos de clareamento dental para completar a beleza do sorriso e aumentar ainda mais sua autoestima.

Consulte um dentista especializado e consulte os métodos disponíveis mais seus prós e contras antes de optar por um tratamento de clareamento dental. Evite procedimentos caseiros, mesmo que aparentemente naturais, e só faça o clareamento em domicílio seguindo rigorosamente as orientações profissionais adequadas.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.