5 cuidados ao utilizar o micro-ondas

5 cuidados ao utilizar o micro-ondas

O micro-ondas é um dos aparelhos mais utilizados no dia a dia das cozinhas domésticas. Além de aquecer, ele também pode ser usado no preparo de diversos pratos, proporcionando muito mais facilidade às famílias. Apesar de ser prático, útil e muito intuitivo, é necessário tomar alguns cuidados com este aparelho. Conheça cinco deles!

Líquidos

Alguns líquidos podem entrar em ebulição quando aquecidos no micro-ondas, oferecendo riscos no momento em que forem retirados do aparelho, espirrando para fora do recipiente e causando queimaduras graves na pele. Com a água, por exemplo, pode acontecer este processo, por isso o mais indicado é aquecê-la usando o fogão.

Carnes

Muitas pessoas colocam pedaços de carne no aparelho para descongelá-la. Entretanto, esta ação é capaz de estragar o alimento. Por quê? Quando ele é aquecido, apenas a parte externa é descongelada, enquanto a parte interna ainda permanece gelada. Assim, a proliferação de bactérias se torna mais fácil e rápida.

dicas-para-usar-forno-microondas

Alimentos com pele

Peles, cascas e membranas devem ser perfuradas antes de ir ao micro-ondas e ser submetidas a altas temperaturas. Isso porque os alimentos podem estourar dentro do aparelho ou no momento em que forem retirados, ocasionando acidentes.

Tomates, batatas, salsichas e, inclusive, o ovo deve ser manuseados com cuidado. Esse último, por exemplo, quando colocado no micro-ondas, tem a pressão interna elevada e pode estourar. Portanto, apesar de parecer simples, ao cozinhar um ovo é necessário tomar alguns cuidados.

Cuidados com materiais

Alguns materiais podem causar verdadeiros acidentes dentro da sua cozinha, colocando em risco toda a casa e as pessoas em seu interior.

O metal pode iniciar algumas faíscas e provocar grandes explosões e chamas. O mesmo acontece com o papel alumínio ou louças com detalhes dourados ou prateados.

O isopor, quando submetido a altas temperaturas, pode soltar substâncias nocivas à saúde. Por isso, sempre que for esquentar algum líquido ou a marmita, é interessante retirar desse recipiente e colocar em cerâmicas ou louças. Já a preocupação em torno do acrílico se dá por conta da conservação do produto, que começa a rachar e fica envelhecido rapidamente, comprometendo sua vida útil.

As embalagens de plástico, apesar de serem muito práticas, econômicas e de organizarem bem os alimentos, também devem ser evitadas. Além de derreter, elas podem liberar algumas substâncias tóxicas que podem ficar na comida que será consumida.

Liberado

Os materiais liberados para serem utilizados dentro do micro-ondas e submetidos a altas temperaturas são aqueles que permitem a passagem de ondas. Dentre eles, podemos citar papel, papelão, vidro, cerâmica e louças que respeitem as recomendações acima.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.