Cuidados importantes que devem ser considerados na hora da construção

Cuidados importantes que devem ser considerados na hora da construção

A construção civil possui diversos elementos que, todos os dias buscam por inovação em meio aos seus processos. Com tantas novidades e tendências, é possível aumentar os rendimento produtividade em meio às construções.

Assim como o chuveiro lava olhos é um elemento que sofreu adaptações para lavar partes específicas, limpando sujeiras indesejáveis, quando se fala de questão de estrutura de casas, muitos elementos podem ser aplicados.

Um conceito muito utilizado na construção civil são as clarabóias ou domus. Esse nome diferente é dado para telhados que possuem aberturas, e mesmo sendo uma estrutura parecidas com as janelas, as funcionalidades são diversas!

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre todas as funções do domus em meio às novas construções e tendências da construção civil.

O que é um domus

Conhecido também pelo termo de clarabóia, são modelos de abertura feitas no telhado das construções. Sua aparência é como uma janela, mas o domus pode chegar a iluminar até oito vezes mais, sobre o efeito de luz natural do telhado.

Além do destaque da iluminação, outra vantagem que faz toda diferença, é a questão da ventilação em determinados ambientes, ou seja, é uma boa alternativa para quem busca conforto térmico.

O modelo de domus fixo, serve apenas para proporcionar um aumento da iluminação do local, essa opção é muito vista em corredores, já em sótãos o objetivo do domus é aumentar a ventilação.

Confira modelos incríveis de domus

O domus é uma peça muito perfeita para ambientes sem janelas, com baixa iluminação e ausência de ventilação, além de tudo isso, ajuda e facilita no caso de alguns trabalhos que precisam ser realizados.

Existe um modelo de domus por exemplo, que abre e fecha, isso ajuda muito na condição de acesso para áreas como telhado, em um momento de manutenção do telhado ou até mesmo de calhas, e ajuda a dispensar a utilização de escadas.

Em relação às variedades, existe também o domus tubular que embora seja uma modelo mais simples, sua função de ampliar a luz do ambiente, é muito eficiente. Essa opção também é mais simples, e não interfere na condição de ventilação.

Embora os materiais sejam diferentes, no momento de escolher o domus ideal, você deve considerar o clima do ambiente e trocas de temperatura. O domus de vidro, acaba sendo um dos mais comuns, porém, é um pouco inferior em relação ao domus de policarbonato, se formos comparar o controle do excesso de luz.

A utilização de domus em sua casa

No decorrer deste conteúdo, falamos sobre pontos importantes que devem ser considerados na hora da construção, incluindo as novidades da utilização de domus para telhado, que fazem toda diferença nos ambientes.

Existem diversos modelos no mercado, e uma dica extra que você pode aplicar na sua construção é a utilização de uma película de controle solar, para evitar que o sol entre.

Agora que você sabe mais sobre todas as possibilidades do domus, o que você acha de aplicar na sua próxima reforma? Dessa forma, você pode alinhar uma tendência com praticidade e sofisticação!

 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo.

 

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.