Medidas de segurança que você precisa ter antes de abrir uma empresa

Medidas de segurança que você precisa ter antes de abrir uma empresa

Toda instalação elétrica possui produtos e equipamentos que possibilitam o funcionamento de aparelhos elétricos, através de uma fonte que é geradora de energia, eletrodutos, cabos elétricos e todos os itens que acabam compondo a rede completa.

Resumindo de forma bem prática, uma rede é composta por condutores elétricos, isolamento seguro com itens isolantes, proteções mecânicas, elétricas e químicas, todos bem definidos em grupos separados por equipamentos de ligação, é a declaração da utilização de uma rede elétrica.

Toda essa parte de instalação elétrica, é determinada como: instalações elétricas comerciais, instalações elétricas industriais e instalações elétricas prediais. E é sobre esses pontos que vamos falar no decorrer desse conteúdo. Então confira!

Conheça o que são as instalações elétricas

No momento em que falamos sobre instalações prediais, devemos pensar que o sistema que controla toda a questão de rede possui interruptores para que seja possível acender as luzes, e o funcionamento de tomadas para os aparelhos.

Mesmo que os conduítes sejam objetos de plástico, esse é um tipo de componente diferente de elementos convencionais que passam pelo processo de injeção de plástico para que apenas sejam simplesmente formados. Esses elementos precisam ser qualidade.

Quando a instalação é realizada, deve ser considerado não somente o funcionamento das tomadas e lâmpadas, mas também nas luzes de todos os ambientes do prédio, eletricidade para os elevadores, portões automáticos e todos os sistemas.

É fundamental atribuir um conjunto de proteções para essas instalações, condutores elétricos, painéis de controle e acessórios colocados conforme todas as regras técnicas e leis importantes estabelecidas pelos fabricantes.

Um outro ponto que é muito importante para evitar problemas, é desenvolver um projeto bem planejado para sua instalação elétrica, pois dessa forma, as instalações elétricas serão mais completas e funcionais, evitando imprevistos e proporcionando maior segurança para as pessoas envolvidas.

Porque um projeto de instalação elétrica é tão importante

Todos os projetos de instalação elétrica são formados por tabelas de informações, símbolos das instalações elétricas e diagramas elétricos. O objetivo de tudo isso, é concentrar todas as informações para conduzir a instalação da melhor maneira possível.

Com isso, além do projeto fornecer uma estrutura mais completa, proporciona estabilidade na energia da sua empresa. Essa medida garante muito mais segurança no andamento de todas as instalações!

Em caso de regiões externas, os cabos precisam ser totalmente protegidos. O acabamento das instalações serve para a proteção de situações como águas das chuvas, quanto funciona como o material de película de controle solar contra todos os raios ultravioleta.

Na engenharia civil, as instalações elétricas precisam ser extremamente bem planejadas para evitar acidentes na sua empresa, que podem ocorrer por falta de planejamento, problemas como por exemplo fontes de energia, eletricidade mal acabada ou ações realizadas com material inapropriado para os procedimentos.

Siga com a estratégia conforme o planejado

Quando se trabalha com um bom planejamento na instalação, você evita diversos problemas na sua empresa, isso antes, durante e depois das obras.

Ocasionalmente, coisas como uma sobrecarga em um gerador de energia ou o estouro de um transformador podem acontecer.

Mas, quando uma instalação é bem feita, é possível evitar todos esses tipos de problemas, e até mesmo em casos de emergência é possível ter mais segurança. Dessa maneira, todos os equipamentos são protegidos e ainda aumenta a segurança em relação a segurança, evitando sobrecarga, sobretensão, subtensão ou curto-circuito.

Sobrecarga e tensão

Uma sobrecarga pode ser considerada com uma elevação na corrente, a sua principal característica é que ela ocorre de forma muito rápida, por algum motivo exterior. Entretanto, a sobretensão pode ser gerada por um problema interno ou externo.

Do lado externo, a carga pode passar dos valores frequentes como consequência de um raio nas principais vertentes de energia.

Do lado interno, pode ser uma consequência de cortes frequentes na eletricidade ou algum problema na instalação. No caso da subtensão é uma queda no valor de tensão elétrica, e pode ser um método de segurança para prevenir excesso de tensão.

Em caso de curto-circuito

Já no caso de curto-circuito é causado por alguma carência na instalação, por algum contato do condutor positivo e negativo.

No curto-circuito, a corrente ganha uma sobrecarga, gerando a perda de aparelhos elétricos e defeitos na parte da fiação. E neste caso, o problema pode ser resolvido de forma bem prática, cortando a principal fonte de energia, isolando os fios causadores do curto, antes de ligar novamente.

No momento em que a instalação é planejada para a sua empresa, diversos problemas podem ser evitados, afinal planejamento é fundamental! É também muito importante escolher um bom profissional e considerar bons materiais.

Dessa maneira, mais do que uma ação para evitar grandes problemas com a perda de aparelhos ou a constante queda de energia, o ambiente se torna muito mais seguro e sem preocupações com a parte de instalação elétrica.

 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo.

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.