Entenda a importância de planejar a rede elétrica do seu negócio

Entenda a importância de planejar a rede elétrica do seu negócio

Todas as instalações elétricas são compostas por componentes e equipamentos que permitem o funcionamento de aparelhos elétricos, por meio de uma fonte geradora de energia, eletrodutos, cabos elétricos e todos os itens que compõem a rede.

Em resumo, a rede possui isolamento assegurado por elementos isolantes, proteções mecânicas, químicas e elétricas, cabos elétricos, todos fixados em grupos separados por aparelhos de ligação. Essa é a definição básica de uma rede elétrica.

As instalações elétricas são separadas entre: instalações elétricas industriais, instalações elétricas comerciais e instalações elétricas prediais. É sobre isso que vamos falar a seguir, para entender um pouco mais sobre essas redes para seu negócio. Acompanhe!

Entenda o que são instalações elétricas

Ao falarmos sobre instalações prediais, o sistema que controla a rede é formado por interruptores para que sejam acendidas as lâmpadas e funcionem tomadas para os aparelhos.

No entanto, sua instalação é realizada pensando não apenas no funcionamento das lâmpadas e tomadas, mas também, na eletricidade para os elevadores, portões automáticos e outros sistemas do prédio.

Fora isso, manutenções são necessárias! Assim como o domus para telhado e chegar ao teto e fazer uma manutenção no para-raio predial, as instalações precisam ser devidamente realizadas para facilitar as manutenções.

Para essas instalações é importante atribuir um conjunto de proteções, condutores elétricos, painéis de controle e acessórios instalados conforme as normas técnicas específicas pelos fabricantes e leis.

Uma ação muito importante contra problemas é elaborar previamente um projeto de instalação elétrica, pois, com ele, as instalações elétricas são mais eficientes e não oferecem riscos aos moradores.

Entenda a importância do projeto de instalações elétricas

Os projetos de instalação elétrica são compostos por tabelas de informações, diagramas elétricos e símbolos das instalações elétricas. Sua finalidade é reunir as informações para a instalação ocorrer da melhor forma.

Além de fornecer estabilidade na energia o projeto garante que as instalações sejam realizadas da maneira mais eficiente possível.Essa ação garante a segurança das instalações!

As instalações elétricas na engenharia civil precisam ser planejadas para evitar acidentes em casas causados por falta de planejamento, problemas com as fontes de energia, eletricidade mal isolada ou feita com material inadequado para o procedimento.

Siga o planejado

Ao utilizar os cabos corretos para realizar a instalação você evita diversos problemas na rede elétrica da sua casa ou condomínio.

Mesmo tendo em mente que acidentes acontecem, em uma instalação bem feita os problemas são evitados, e até em emergências é possível ter segurança.

Dessa forma são protegidos equipamentos, além de aumentar a segurança e evitar coisas inesperadas, como: sobrecarga, sobretensão, subtensão ou curto-circuito.

Sobrecarga e sobretensão e subtensão

A sobrecarga pode ser definida como uma elevação na corrente, e sua maior característica é que ocorre rapidamente, por algum motivo externo. Por outro lado, a sobretensão pode ser causada por um problema tanto externo quanto interno.

No externo, a carga pode passa dos valores habituais como consequência de um raio nas linhas principais de energia, por exemplo.

A interna, pode ser uma consequência de cortes repentinos na eletricidade ou problema nas instalações. A subtensão é uma queda no valor de tensão elétrica, e pode ser uma medida de segurança para evitar excesso de tensão.

Curto-circuito

Um curto-circuito é causado por alguma deficiência na instalação, por algum contato entre um condutor positivo e negativo.

Em um curto-circuito, a corrente recebe uma sobrecarga, causando a perda de aparelhos elétricos e defeito em toda a fiação. O problema pode ser resolvido cortando rapidamente a fonte principal de energia e isolando os fios causadores do curto antes de ligar novamente.

Ao planejar bem a instalação, é possível evitar diversos problemas. Por isso, é importante se preocupar com a realização de um trabalho profissional e com a utilização de bons componentes.

Com isso, mais que um gesto contra a perda de aparelhos ou a queda constante de energia, o local se torna seguro e têm chances menores de acontecer algum problema interno por culpa da instalação elétrica.

 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo.

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.