Conheça soluções para ter uma casa mais sustentável

Conheça soluções para ter uma casa mais sustentável

Em um mundo que busca cada vez mais soluções sustentáveis para a economia de recursos naturais e uma forma de vida que agrida menos o meio ambiente, vale trazer para dentro de casa algumas possibilidades e soluções que ajudem nessa tarefa. Veja o que fazer para ter uma casa mais ecológica!

Consciência ecológica dentro de casa

Economize água: é possível, com atitudes simples, reutilizar a água em casa, reduzindo o consumo deste recurso tão precioso e cada vez mais escasso no planeta. Ao lavar a louça, ensaboe tudo com a torneira fechada e deixe para enxaguar todos os itens de uma só vez. Vale cronometrar o banho dos moradores da casa, evitando passar dos dez minutos – lembrando também de ensaboar corpo e cabelos com o registro fechado. É possível também instalar sistemas de captação da água da chuva, utilizando-a para a limpeza de quintais, da parte interna da casa, de veículos, bem como para a rega de plantas.

Imagem: reprodução shutterstock.com

Aprenda a separar o lixo: mesmo que sua cidade ou seu condomínio não trabalhem com coleta seletiva, é possível por si só criar consciência sobre a importância de separar o lixo reciclável. Resíduos como papel, vidros, plástico e alumínio podem ser separados e encaminhados à cooperativas de reciclagem, reduzindo o impacto na natureza e possibilitando a reutilização. Já o lixo orgânico pode ser aproveitado na compostagem caseira, nutrindo plantas e permitindo o cultivo de hortas residenciais.

Aquecedor solar: energia renovável é a tônica do assunto sustentabilidade. Com um veloz crescimento em território nacional, o uso de sistemas como o aquecedor solar, que permite aquecer a água do banho, da piscina, da banheira e das torneiras da casa, torna-se cada vez mais presente nas residências. Com um funcionamento simples e com o uso da energia solar, que é infinita e gratuita, o aquecedor solar de água impacta em uma imensa economia de energia elétrica e contribui para a preservação dos recursos naturais.

Telhado verde: cada vez mais comuns nas grandes metrópoles, que são as mais afetadas pela poluição e pelas alterações no ecossistema, o telhado verde é uma cobertura feita de plantas e aplicada sobre o telhado de edifícios e casas. Dependendo da estrutura da laje e do peso que ela suporta, é possível plantar desde suculentas e pequenas hortaliças a um pomar. Essa atitude reduz a poluição ambiental e contribui para a melhora da umidade do ar.

Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.