Filtrar água no planeta: soluções e desafios para evitar o fim

Filtrar água no planeta: soluções e desafios para evitar o fim

Mais de um bilhão de pessoas no mundo carecem de água limpa e potável!
É o que diz o relatório da American Chemical Society (ACS).
A OMS (Organização Mundial de Saúde) ressalta que “apenas 60% da população na África sub-saariana e 50% da população na Oceania tem acesso relativamente fácil à água de boa qualidade.
Pensando nisso pesquisadores liderados por Wei Gao da Universidade Rice no Texas desenvolveram um sistema de purificação que ao mesmo tempo congrega eficácia e viabilidade por ser uma tecnologia de baixo custo.

Há mais de 6.000 anos a areia é usada pelos povos para filtragem de água, sendo que os métodos utilizados com areia e cascalho são endossados pela OMS como eficazes.
Aqui os pesquisadores juntaram grãos de areia com óxido de grafite, criando uma “Super Areia” que tem removido com sucesso o mercúrio e os corantes da água testada.
Nos testes com mercúrio sob areia comum, esta se saturava em 10 minutos de filtração, enquanto que a “Super Areia” absorveu o pesado metal durante mais de 50 minutos.
O vídeo abaixo (em inglês) dá uma idéia do processo.

Nada como iniciativas desta natureza para de vez em quando a gente dar uma respirada e pensar, mesmo que soe como utopia: “Acho que ainda tem jeito!
Parabéns à cientista Wei Gao de origem asiática (China) radicada nos Estados Unidos pela determinação e senso de cooperativismo solidário, mesmo porque ela mesma não tem problemas para beber água de boa qualidade!
Grande abraço!

Fontes:
homelandsecuritynewswire.com
greenoptimistic.com
youtube.com

Imagem:
sxc.hu

Artigo completo (em inglês) no site da universidade.

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

2 comentários em “Filtrar água no planeta: soluções e desafios para evitar o fim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.