O perigo da água engarrafada

O perigo da água engarrafada

Todos temos a sensação (talvez falsa) de estarmos consumindo algo de muita qualidade quando bebemos água mineral engarrafada, não é mesmo?

Porém, há controvérsias.

Cientistas apontam o armazenamento, produção , venda e consumo de água engarrafada como um problema sério de meio ambiente e de saúde.

O custo então nem se fala. Água engarrafada é cem vezes mais cara do que a água que chega em nossas casas pela rede pública.

É mole???

agua+falta+no+mundo+perigo+engarrafada-02

Para uma grande parcela de ambientalistas a água engarrafada simboliza a natureza destrutiva, extravagante e esbanjadora de nossa sociedade moderna, se tornando uma figura odiada no movimento ambiental.

Veja alguns dos argumentos contra a água engarrafada:

  • A cada ano, cerca de 2 milhões de toneladas de garrafas plásticas acabam em aterros sanitários, isso só nos Estados Unidos,  onde a taxa de reciclagem nacional da última década foi de apenas 23,1%;
  • O plástico quando em contato com a água libera substâncias, que podem causar câncer e infertilidade;
  • O crescimento das empresas engarrafadoras de água é assustador, o que pode desencorajar governos a investirem em infraestrutura para fornecimento de água, além de transformar a água em “produto” de luxo (900 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água de boa qualidade) acessível a poucos;
  • Cerca de 200 ml de petróleo são usados para cada litro de água produzido e engarrafado. Este óleo poderia ser usado para outra coisa mais necessária;
  • O transporte desse tipo de água (mercadoria) na maioria das vezes é feito por caminhões (a água pública é transportada por tubulações pré construídas), o que resulta em muito energia queimada, desperdício de combustíveis fósseis e muito carbono na atmosfera.

agua+falta+no+mundo+perigo+engarrafamento

De acordo com especialistas existem muitas outras razões para nos preocuparmos com o evento da “água engarrafada”.

Mas a questão é: podemos ou devemos fazer isto?

Particularmente penso que tudo quanto mais natural for, melhor. Aqui em Belo Horizonte a água da Copasa (considerada uma das melhores companhias de águas do mundo), empresa de capital misto que abastece a maior parte do estado, é de excelente qualidade e atende muito bem a grande maioria da população.

Nesta mesma linha de raciocínio, acho muito importante todas as discussões sobre este assunto que pode se tornar um pesadelo no futuro. Principalmente para as populações mais carentes.

Com certeza devemos procurar reduzir ao máximo possível o consumo de petróleo e principalmente não deixar que um bem natural de extrema importância à vida do ser humano, se torne artigo de luxo sujeito a falcatruas barganhas e chantagens de toda espécie.

Grande abraço!

Imagens:
sxc.hu

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

6 comentários em “O perigo da água engarrafada

  • 15/08/2013 em 20:57
    Permalink

    REALMENTE, VIVENDO E APRENDENDO!
    ADOREI A MATÉRIA!

  • 16/08/2013 em 15:19
    Permalink

    Obrigado pela visita e comentário minha Princesa Flávia!
    Aproveito para dizer que amo você!
    Beijo!

  • 18/08/2013 em 10:43
    Permalink

    Cara … ta difícil permanecer vivo …. até a água “pura” ….

  • 19/08/2013 em 00:00
    Permalink

    É isso aí Joselito.
    Tá difícil cara. Pra todo lado que mexe, dá mer…
    Abraços!

  • 01/11/2013 em 08:11
    Permalink

    Parabéns pela matéria. Meu maior receio é quando começarem a industrializar o ar que respiramos

  • 01/11/2013 em 08:38
    Permalink

    Olá Segismundo.
    Você tem toda razão. Se continuarmos neste ritmo, com certeza pagaremos até pelo ar.
    Obrigado pelo elogio e visita.
    Volte sempre.
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.