Água potável vinda do mar: Puri será a salvação

Água potável vinda do mar: Puri será a salvação

Um trabalho em grupo de quatro estudantes sul coreanos resultou em um belo e útil invento chamado “Puri”!
Byungsoo Kim, Younsun Kim, Kim Minji e Kangkyung Lee, todos da Yonsei University, produziram juntos este “invento” que faz nada mais, nada menos do que “criar” água potável a partir da água do mar.
Bom não é? Esperemos que sim!
Na verdade o processo já existe desde 1950 quando pesquisadores das Universidades de Los Angeles e Flórida produziram com sucesso água doce à partir de “água salgada”, e é chamado de Osmose Reversa (ou inversa).
Resumidamente falando, retira-se o sal e outras substâncias contidas na água marinha através de pressão exercida nesta água, sobre um a membrana especial semi impermeável, que deixa passar apenas as moléculas de água, ficando no recipiente de destino apenas a água “pura” (potável) consumível.

reverse+osmosis+osmose+reversa

A grande ideia nesse caso então, foi conciliar este sistema com uma garrafa portátil, a qual denominaram PURI, que pode ser levada para qualquer lugar.
Projetada inicialmente (e principalmente) para abastecer embarcações de toda espécie em situações de emergência, a novidade já está entre os finalistas do prêmio IDEA (International Design Excellence Awards) 2013, que premia, entre outros, novidades tecnológicas impactantes e de grande valor agregado que trazem reais benefícios à humanidade (ou sociedade).

puri+osmose+reversa+transforma+agua+mar+potavel-3

Com o objetivo de dessalinizar a água do mar, têm-se construído muitas usinas como a de YUMA (USA), que tem capacidade de produzir 72 milhões de galões de água pura por dia.
Em 2010 inaugurou-se em Israel a maior usina do mundo para este fim. Feita para produzir 127 milhões de metros cúbicos de água por ano (o suficiente para abastecer um sexto da população israelense) a usina está de vento em popa, “criando água”.
Para finalizar, sabemos que água própria para consumo (ou melhor a falta dela) é um dos grandes desafios que teremos de enfrentar. Como os oceanos são o “pulmão da Terra”, é ideal que cuidemos melhor de nossos recursos naturais para que não se esgotem e seja necessário “dizimarmos” nossos mares para dar de beber a todo mundo!
Imaginem 10.000 usinas como esta de Israel funcionando à todo “vapor” no planeta?
Fica a dica!
Grande abraço!

Imagens:
yankodesign.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.