Bete Coutinho: uma estrela da arte em Brasília

Bete Coutinho: uma estrela da arte em Brasília

Bem pessoal hoje vou falar de uma pessoa a qual tive a honra de conhecer durante minha “aborrecência” (adolescência, rs), época em que residíamos em um saudoso bairro aqui de BH.
Gente, eu era feliz e não sabia! Descobri agora pouco, rs.
Aquilo é que era vida, sem compromissos ou grandes obrigações, apenas escola, diversão e sonhos, muitos sonhos.
Mas isto é assunto para outro artigo, neste você irá conhecer um pouco das idéias e do trabalho desta grande e modesta artista do reino mágico da imagem Bete Coutinho.
Não só a conheci como também fomos grandes amigos, que o destino separou por muitos anos e juntou novamente agora por intermédio da rede social Facebook.
Foi sensacional!

Após descobrir seus trabalhos de tamanha grandeza, apesar de pequeninos, resolvi que teria de divulgar aqui no Duniverso algum dia.
E hoje é este o dia.
As imagens são da mostra Ateliê, protagonizada por ela em conjunto com mais três artistas, que acontece desde o dia último dia 02 em Brasília no Espaço f/508 de Fotografia.

Observem e comentem!

Bete Coutinho é mineira de Belo Horizonte. Com formação universitária na área de Educação e servidora pública em Brasília, encontrou na fotografia um meio de redescobrir e transcender a realidade, concretizando seu universo imaginário.
Iniciou os estudos de fotografia em 2008, na Escola Técnica de Fotografia e continua a desenvolvê-los no Espaço f/508 de Fotografia.
Em 2010, participou da publicação eletrônica Transformações, realizada pelo Grupo Câmara Obscurae da exposição coletiva, A Tela/L’Écran, promovida pelo Museu Nacional de Brasília e Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains. No mesmo ano, passou a integrar o Fotoclube f/508, participou das exposições coletivas Pinhole e Processos Históricos e da Exposição individual Brasília Pequena organizadas pelo Espaço f/508. Em 2011 participou da exposição Histórias, Memórias e Outros Resgates Fotográficos, realizada pelo Espaço Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados.
Bete Coutinho tem se dedicado à realização de ensaios autorais, nos quais está presente a busca de um diálogo com as artes plásticas.

Do registro fotográfico de pequenos detalhes, minuciosamente garimpados em restos de edificações demolidas, Brasília é recriada.
Da emoção provocada por um fato real, surge o pequeno personagem, que volta do mundo onírico e percorre a noite escura e solitária do Planalto. Observa. Surpreende-se. Chora. Antes do amanhecer, torna-se autor da sua própria história e só então retorna para o lugar de onde veio.

Por meio de 12 imagens digitais – composições de fotografia e desenho, Bete Coutinho compartilha com o espectador a pequena Brasília e convida-o a vivenciar a sua experiência procurando na obra detalhes que ao primeiro olhar não são perceptíveis.
Brasília Pequena é um convite ao lúdico. Apreciá-la significa entrar num universo onde o concreto e o abstrato, o real e o irreal, a razão com a fantasia convivem harmoniosamente.

As fotos foram impressas pequenas, em papel museológio e emolduradas também em padrão fine art. Ao lado de cada quadro, tem um suporte com uma lupinha (veja primeira imagem acima) para que o observador possa viajar na imagem, assim como viajei, buscando em detalhezinhos, com uma casquinha de tinta na parede, formas abstratas, que me remetiam a Brasília.

A exposição Brasília Pequena faz parte de uma exposição chamada Ateliê, que é constituída de trabalho de quatro fotógrafos de Brasília.
Saiba mais sobre a exposição aqui e veja a série completa.

Espaço f/508 de Fotografia
SCLN 413 Bl D sala 113 – Asa Norte | Brasília/DF
CEP: 70876-540
Tels.: 61 3347 3985/ 8414 8926

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

3 comentários em “Bete Coutinho: uma estrela da arte em Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.