GARÇOM, UMA FOTO, POR FAVOR!

GARÇOM, UMA FOTO, POR FAVOR!

Por Antônio de Oliveira

Foto é forma abreviada de fotografia, cine, de cinema, moto, de motocicleta, fone, de telefone. Fotografia, do grego, significa escrever com a luz. Foto se justapõe a várias outras palavras: fotocópia, fotossíntese, fotogênico.

Pessoas há que adoram aparecer numa foto. Selfie tá na moda. Quantos autorretratos, por aí, representando pessoas famosas e que podem custar os olhos da cara! A revista Caras esbanja fotos. O mercado de quadros movimenta milhões de dólares. Imagem estática, a fotografia congela a presença física de pessoas que envelhecem, traem, se amam, ou cuja ausência é sentida. Desde os tempos da velha câmera Polaroide, a fotografia continua sendo revelada por nós mesmos, dentro de nós, no nosso íntimo, em cores ou em preto e branco.

Fotografias, cheirando a naftalina, são retiradas do fundo do baú, já com cheiro de mofo também, e aroma de saudade. De Mário Quintana: “O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo”. Ou, com um resquício de mágoa: “O retrato que te dei / Se ainda tens não sei / Mas se tiver, devolva-me!” O poeta Manoel de Barros achava difícil fotografar o silêncio. Mas tentou. Dentre tantas tentativas, fotografou o perfume de jasmim no beiral do sobrado. Fotografou uma lesma pregada na existência mais do que na pedra. Fotografou o perdão. Fotografou…

Os olhos fotografam os livros que são lidos. Esses, por sua vez, vão retratando, na imagem das letras, personagens, heróis e vilões. A arte da fotografia não apenas reflete a realidade como também se faz realidade para os olhos que veem com o coração. Como a arte da fotografia se aperfeiçoou de maneira assustadora, a arte moderna cria a fotografia do avesso, de dentro para fora. Uma foto retrata o real; a arte moderna, o imaginado. Ambas, fotografia e pintura, têm seu espaço. Mas, lembre-se, a foto pelo celular é descartável. A vida moderna é feita de momentos.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Photo by Joel Dietle from FreeImages

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.