Conheça os encantos naturais de Brasília

Conheça os encantos naturais de Brasília

Vegetação da capital federal possui fortes características do Cerrado

 A cidade de Brasília, conhecida por ser a capital do poder e da política, possui muitos encantos naturais e ecológicos. Cercada de prédios e monumentos históricos e pelo Cerrado, o distrito federal é muito mais do que simplesmente território administrativo dos três poderes. Tem, consigo, uma fauna e flora diferenciada de outras localidades do país.

O maior símbolo dessa diversidade natural é o Jardim Botânico de Brasília. Fundado em 1985, 25 anos depois da inauguração da cidade, se tornou um recanto de tranquilidade e expressividade da natureza. Fica no meio do Cerrado, e, portanto, possui uma fauna e flora característica desse bioma brasileiro. Esse fato o diferencia de outros jardins botânicos ao redor do país.

O espaço tem 5 mil hectares, sendo 526 abertos à visitação. Plantas nativas e exóticas, uma trilha ecológica e animais em risco de extinção podem ser avistados na área. O parque é a principal unidade de conservação sob a administração do Distrito Federal, o que o torna ainda mais especial.

Caliandra ou esponjinha. Crédito: divulgação

Se você deseja comprar algumas dessas flores para dar de presente para alguém, uma boa alternativa é se dirigir a alguma floricultura de Brasília. Caso o objetivo seja apenas observar as diversas espécies instaladas na natureza e no seu habitat natural, o jardim botânico é um dos pontos da cidade mais indicados para esse passeio. Cerrado stricto sensu, vereda, campo sujo, campo limpo, mata de galeria e campo de murunduns são alguns tipos de vegetação que você pode encontrar no local.

Duas das espécies típicas do cerrado são o Ipê-Caraíba e a Caliandra. A primeira é Patrimônio Ecológico do Distrito Federal e  se destaca por ter flores grandes e vistosas de coloração amarelo-ouro. Por causa do volume, a plantação é mais frequente em parques, bosques, ruas largas e avenidas.

Já a Caliandra pode ser considerada o símbolo de Brasília. Com outros nomes como esponjinha, quebra-foice, crista de galo, arbusto-chama e diadema, ela chama a atenção por ter forma de pompom e cores que variam do branco ao vermelho. Atualmente elas são cultivadas em vasos ou plantadas de forma isolada em jardins.

Grande abraço!

Press Office

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours