Atividade física na gravidez e seus benefícios

Atividade física na gravidez e seus benefícios

É de conhecimento geral que a gravidez é um período marcado por mudanças para a mulher, sejam elas físicas, hormonais ou psicológicas. No entanto, uma dúvida ainda é prevalente na população: é permitida a realização de alguma atividade física na gravidez?

Muitos são os exercícios permitidos e os benefícios que eles podem trazer para a gestante e para o bebê. Selecionamos as melhores dicas para você, futura mamãe que pretende se exercitar sem colocar em risco a sua gestação.

Afinal, os exercícios estão permitidos?

Antes de qualquer consideração, é importante frisar que o processo de reprodução humana é ímpar para cada mulher, sendo assim, todas as gestações diferem e envolvem diversos fatores.

Antes de realizar qualquer atividade física na gravidez, converse com o seu médico ginecologista/obstetra. Apenas um profissional poderá avaliar minuciosamente o seu quadro e, ao seu lado, definir as práticas que melhor atendem a sua necessidade e andamento gestacional.

Dito isto, podemos dizer que o medo de praticar atividades físicas durante a gestação ficou no passado. Muitos são os médicos que indicam e incentivam os exercícios, visto que os seus benefícios são inúmeros para a gestante.

Quais os benefícios da atividade física na gravidez?

Após a liberação médica, a gestante pode encontrar na atividade física uma grande aliada contra os desconfortos e alterações anatômicas sofridas durante o período. E ainda mais: a futura mamãe que se opõe ao sedentarismo prepara a sua musculatura para o trabalho de parto, vê benefícios na respiração e também diminuição do inchaço.

Podemos citar que a prática de atividade física na gravidez, além desses benefícios, traz:

  • Redução das chances de pré-eclâmpsia (doença hipertensiva gestacional);
  • Melhora das dores nas costas;
  • Controle do índice glicêmico;
  • Ganhos cognitivos e vantagens em relação à maturidade cerebral do bebê.

Quais as melhores atividades físicas durante a gravidez?

Com a ajuda do seu médico, será possível determinar qual a melhor atividade física na gravidez. O profissional deverá analisar a existência de doenças maternas e também os riscos de aborto espontâneo e prematuridade.

É comum a indicação de exercícios que abranjam o fortalecimento muscular, treino aeróbico ou alongamento. Confira algumas das modalidades:

Pilates

O Pilates consiste em um método de exercícios que podem ajudar no fortalecimento da musculatura e na melhora da consciência corporal.

Sem a necessidade de passar por muitas adaptações para gestantes, o Pilates impacta positivamente o bem-estar da gestante, trabalhando na correção da postura e alívio das dores nas costas, além de fortalecer o assoalho pélvico.

Bicicleta ergométrica

Outra modalidade que contribui para o fortalecimento do assoalho pélvico é a bicicleta ergométrica.

Recomendada como substituição à bicicleta convencional, a fim de evitar quedas, a bicicleta ergométrica também contribui para a melhora do sistema cardiovascular.

Hidroginástica

Além de ser uma atividade de baixo impacto, a hidroginástica, por ser realizada na água, ajuda as grávidas mais avançadas a lidarem com o peso da barriga durante os exercícios.

É válido citar que a hidroginástica tonifica os músculos e ajuda no relaxamento.

Lembre-se que durante essas, ou qualquer outra atividade física na gravidez, é sempre importante se manter hidratada e priorizar uma alimentação balanceada. Não deixe de procurar o seu médico para definir o melhor exercício para você.

Grande abraço!

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours