As melhores formas de estudar Direito

As melhores formas de estudar Direito

Os ramos do direito são amplos e cheios de atualizações constantes advindas da legislação e das novas formas que o poder judiciário analisa as situações colocadas à sua análise.

Independente das esferas que se encontram em cada caso, é muito importante se aprofundar  a fim de entender detalhes para uma boa compreensão e entendimento de cada ramo. Por isso,  é muito importante para quem ingressa no estudo do Direito e, para os já profissionais ter os melhores livros para estudos.

E dizemos que são ideais tanto para estudantes quanto para profissionais, porque os fundamentos base  são muito importantes e, tê-los em linguagem universitária por vezes é bem útil no dia a dia profissional.

Métodos para estudos

Claro que apesar de todo o conteúdo que você encontra nos livros, a forma de absorvê-los é extremamente importante. Todos temos algum tipo de dificuldade na hora de assimilar novos conceitos e nem sempre conseguimos ir bem em todas as matérias.

A dificuldade de foco, falta de tempo e até a baixa assimilação de conteúdos, são  alguns dos grandes vilões dos estudos.

Por isso, é importante entender e tentar reverter essa situação com alguns métodos para administrar seus estudos junto seus livros para estudantes. Vamos mostrar alguns que podem ser bem úteis nessa hora.

  • Faça Resumos: O ideal sempre que for estudar algo novo é ler e escrever um resumo dele. Claro que nada impede de você procurar resumos já feitos, mas é sempre ideal você tentar com suas próprias palavras falar sobre o que você leu e transmitir o conhecimento.
  • Mapa mental: O mapa mental é uma técnica bem simples e que consiste em assimilar uma ideia central com outras secundárias. Pense em uma palavra que é o tema principal de estudos. Feche os olhos e comece a desenhar mentalmente palavras e termos que significam algo para esse objeto de estudo. É super simples e até divertido de fazer!
  • Mnemônica: Essa técnica é baseada naqueles tipos de frases, ou fórmulas que são mais fáceis de decorar se colocadas em forma de canção, ou com algum tipo de brincadeira. São diversas fórmulas que são possíveis decorar assim e é muito mais eficiente do que tentar decorar sem nada.
  • Sistema Leitner: Esse tipo de técnica consiste muito mais na repetição do que no entendimento em si. Pegue o conteúdo de estudo e faça perguntas e respostas e cartões diferentes. Comece pegando uma pergunta e procurando as respostas pelo outro cartão. Faça isso com todas as perguntas até assimilar de vez o conteúdo.
  • Rotina de estudos intercalados: Tenha sempre uma rotina variando também as matérias. Se você tiver apenas matéria e que tenha dificuldade, dívida em pequenos tópicos e concentre-se em cada um por dia. É super eficiente e evita que tenhamos um excesso de preocupação com alguns tópicos de estudos.

Assim seguindo essas dicas seus estudos irão decolar e será muito mais fácil assimilar as mais diversas matérias que você precisa aprender. Principalmente no ramo do direito onde há muitos detalhes específicos com interpretações em constante evolução, os métodos para estudos podem te ajudar e alcançar seus objetivos, seja como estudante ou profissional.

Fontes:

https://www.napratica.org.br/dicas-para-estudar-melhor-ciencia/

https://blog.clippingcacd.com.br/educacao/como-estudar-em-casa/

https://www.amodireito.com.br/2015/04/as-10-melhores-tecnicas-de-estudo.html

Imagem de Jan Vašek por Pixabay 

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours