5 Formas de Humanizar a sua Carreira na Área do Direito

5 Formas de Humanizar a sua Carreira na Área do Direito

A área do direito no Brasil é uma das áreas mais amplas de estudos acadêmicos. Por estar se atualizando constantemente, é uma área de suma importância e que está em constante evolução para uma melhor compreensão sobre a sociedade.

Dentre as diversas áreas de direito existentes o Direito Processual, também conhecido como Direito Formal, cumpre relevante papel como instrumento para concretização da vontade estatal presente nas leis de direito material ou substancial. Assim, é necessário que todo estudante de direito  ou profissional jurídico  estejam  atualizados com os melhores livros de processo civil  para a compreensão das melhores práticas desse tema.

Compreender as pessoas, estar alinhado com o lado humano, ademais, colabora com o entendimento do por quê em diversas ocasiões foi necessário entender as particularidades de cada pessoa e como o impacto disso colaborou com a sociedade e moldou seus direitos. Confira 5 dicas para  entender como isso ajuda a sua carreira:

1 – Tenha em Mente seu Objetivo

Visualizar o futuro e como você quer que as coisas aconteçam, não é apenas um exercício mental, mas também é um norte para que as coisas aconteçam de uma forma previsível e não inesperadamente.

Ao estudar, entenda o por quê da matéria, qual é seu fundamento, casos semelhantes, como ela foi aplicada e qual é o real objetivo dela. Entenda todos os lados, mas procure estar alinhado aos seus valores..

2 –  Visualize no seu Dia a Dia

Procure acompanhar as matérias legislativas que tenham impacto no seu dia a dia. Converse com pessoas ao seu redor, conheça mais gente e entenda quais podem ser as vantagens , as possíveis falhas que as normas podem deixar, e já crie possíveis soluções. Lembre-se, todos temos histórias pra contar.

3 – Crie Empatia

Após entender mais teoricamente e profundamente os impactos que as leis podem ter na vida das pessoas, coloque-se no lugar delas. Tente entender as sensações que as pessoas têm estando no lugar delas. Imagine-se estando no lugar de alguém dentro da matéria de estudo, principalmente sobre processos civis e penais, não objetifique o ocorrido, mas entre dentro do personagem e veja na sua perspectiva.

4 – Aprenda a Ceder

Ter em mente que ceder pode ser o melhor para o seu objetivo é ideal para qualquer profissional da área do direito. Também é importante compreender profundamente o direito material e traçar uma estratégia segura sobre como  os processos podem avançar ou recuar até uma solução judicial definitiva.

5 – Pacifique

A justiça deve sempre estar alinhada aos seus objetivos de pacificação social. A mediação de conflitos, por sua vez,  é uma das formas de composição de litígios no Brasil, pois os conflitos que podem ser gerados durante todo o processo desgastam as relações e podem  apenas prolongar decisões que até então poderiam ocorrer de formas mais simples. Humanizar a área do direito através da mediação é uma das tarefas mais importantes para o entendimento do profissional. E entender cada pessoa individualmente é extremamente necessário para a criação de uma cultura de pacificação dentro do direito.

Assim, seguindo essas dicas, o profissional poderá entender melhor sobre o seu papel dentro da sociedade e como as diversas formas de lidar com normas e leis são vistas e revistas para um melhor entendimento.

Ver de fora, entender e sentir as necessidades dos envolvidos mostra como o seu papel dentro do processo pode ser melhor desempenhado além de trazer a nova perspectiva  sobre empatia, justiça social e a implementação de uma cultura de pacificação dentro da área de direito.

Imagem de LEANDRO AGUILAR por Pixabay 

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours