Saiba qual é a importância de simular o financiamento de um imóvel antes da compra

Saiba qual é a importância de simular o financiamento de um imóvel antes da compra

O uso de simuladores é essencial para concretizar um financiamento sensato e adequado a determinados planejamentos financeiros, isso sem comprometer sua renda

Se você pensa em financiar um imóvel, é necessário se atentar nos determinados procedimentos antes de fechar negócio. Após analisar as propostas oferecidas e optar definitivamente pelo processo de financiamento, a utilização de certas ferramentas devem entrar em ação.

O primeiro ato recai sobre a aplicação de um simulador de financiamento imobiliário. Esse dispositivo deve ser o pontapé para a realização do sonho de adquirir a casa própria.

Por meio dele é plenamente possível identificar as opções disponíveis no mercado, reconhecendo as melhores alternativas que se adaptam aos seus planejamentos e, principalmente, à sua condição financeira.

Simular financiamento de imóvel é, assim, um dos principais meios para sanar dúvidas acerca dos processos contratuais. Condições e possibilidades são incluídas no procedimento demonstrativo, apresentando com fidelidade as possíveis parcelas mensais.

Com quem fazer o empréstimo: Banco ou plataforma digital? Há cobranças extras? Nesse artigo você irá compreender as principais funções e finalidades de simular um financiamento.

O que é um simulador de financiamentos?

Para realizar a escolha mais vantajosa dentre as mais variadas opções de financiamento imobiliário existentes no mercado – seja física ou online –, é fundamental que você compare o que cada instituição tem a oferecer.

Para ter conhecimento sobre as suas reais condições, cada corporação disponibiliza em suas agências e sites um simulador de financiamento, que funciona como uma calculadora de parcelas.

Por intermédio das demonstrações, você compreenderá os principais custos incutidos durante todo o processo de financiamento imobiliário, podendo analisar cada parcela, acréscimo e juros programados. O simulador ainda indica os mais variados pontos passivos de avaliação antes da realização concreta do empréstimo.

Fornecendo todos os dados fundamentais, fica possível comparar as condições que cada empresa oferece, possibilitando, dessa forma, que você realize a escolha mais sensata, adequada à sua realidade financeira e, consequentemente, que lhe ofereça menores riscos.

Qual é a importância de simular o financiamento de um imóvel?

É por meio da simulação que você pode ter uma ideia bem próxima do valor real das parcelas a serem pagas, e de como a quitação da dívida atingirá seu orçamento e sua situação financeira em geral.

E aqui, não importa a sua intenção com o financiamento, seja ela adquirir um apartamento, iniciar um estabelecimento comercial ou obter crédito pessoal com garantia de imóvel… Ninguém quer pagar mais podendo pagar menos.

A situação é simples e a simulação implica exatamente nela: poupar dinheiro! Dessa maneira, é muito mais fácil conceber um planejamento financeiro e constituir um plano econômico para não ficar apertado ao longo dos pagamentos.

Afinal, ninguém quer transformar o sonho do imóvel próprio em um angustiante pesadelo de dívidas.

Fazendo uma simulação

Valores

Ao usar a ferramenta, será possível conhecer todas as oportunidades existentes, além de distinguir todos os custos envolvidos na contração do serviço, como o valor das parcelas – do início ao fim –, as taxas de juros cobradas e as condições de pagamentos específicos.

Escolhida a instituição adequada ao seu planejamento e identificadas todas as vantagens e burocracias, chegou o momento de simular o financiamento.

Para que você consiga utilizar o programa da maneira mais benéfica e correta, é necessário ter consigo os fatores básicos sobre a aquisição, como o valor total cobrado pelo imóvel, a quantia a ser paga como entrada e valores totais que podem ser quitados previamente.

Com essas informações, já é possível estabelecer o quanto a instituição escolhida deverá lhe emprestar.

Prazos

O próximo passo é indicar o período em que o financiamento ficará ativo, apontando a data de início e o período de quitação. Assim, a ferramenta irá calcular os números mínimos e máximos possíveis de parcelas, bem como as taxas de juros que serão cobradas.

A companhia financeira indicará, além dos valores das prestações, qual deverá ser a sua renda mínima mensal para conseguir a aprovação do financiamento.

Uma boa dica é simular diversos cenários diferentes – variando a renda aplicada. Com isso, você poderá identificar as situações mais realistas e que se adequam melhor às suas condições, podendo contratar um financiamento com maior segurança e menor risco.

Ferramenta essencial

Como bem apontado no texto, simuladores de financiamentos são cruciais para uma escolha sensata e que não comprometa sua saúde financeira.

Esses programas são oferecidos por bancos e instituições financeiras, sendo dever do cliente recorrer a elas antes de fechar qualquer negócio.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.