Saiba o que são aminoácidos e a importância para a prática esportiva

Saiba o que são aminoácidos e a importância para a prática esportiva

Micronutrientes ajudam na reposição de energia e reconstrução de células musculares

Nosso corpo precisa de nutrientes para funcionar corretamente. Uma boa alimentação é capaz de oferecer os principais componentes para uma vida saudável, mas os praticantes de atividades esportivas também procuram potencializar seus treinos. Os aminoácidos são moléculas fundamentais para a formação de proteínas e atuam para o ganho de massa muscular.

Toda fisiologia proteica é formada pela união desses micronutrientes e surge durante o processo de transcrição e tradução do DNA. Existem dezenas de aminoácidos na natureza, mas apenas 20 deles aparecem no nosso código genético e, por este motivo, são chamados de principais.

Eles são divididos em dois grupos: essenciais e não-essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles sintetizados pelo nosso próprio organismo. Já os não-essenciais são absorvidos por meio de alimentos específicos ou por meio de suplementação. São eles: triptofano, valina, fenilalanina, treonina, lisina, isoleucina, leucina, histidina e metionina.

Crédito: divulgação

            Os aminoácidos auxiliam na síntese das proteínas, na reparação das fibras musculares, reforça o sistema imunológico, evita a fadiga muscular, reduz a ansiedade, entre outros benefícios. Por este motivo, ele é tão importante para a prática de exercícios físicos.

Depois de treinos intensos, é necessário que haja uma reconstrução das células musculares. Quando ingeridos, esses micronutrientes reparam as fibras musculares. Um dos mais famosos são os de cadeia ramificada (BCAAs). Esse produto é uma união de valina, leucina e isoleucina, mas também podem ser encontrados de forma isolada.

Estudos sobre esse tipo de alimentação indicam que ele deve ser utilizado antes e depois do treino, já que os aminoácidos estimulam a síntese proteica e a liberação de testosterona, hormônio do crescimento e insulina, fazendo com que o glicogênio (energia muscular) seja reposto.

Há, no entanto, outros aminoácidos importantes na execução de atividades físicas, como beta-alanina, arginina, creatina, taurina, glutamina e l-carnitina. Se você deseja fazer utilização desse tipo de suplementação, precisa procurar um nutricionista. Esses profissionais fazem um diagnóstico do tipo de atividade que você vai realizar, condições físicas e nutricionais e do seu perfil como um todo para indicar o melhor plano a ser seguido por você, aliando alimentação equilibrada com a ingestão de suplementos alimentares.
Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.