Saiba como evitar erros na planilha de orçamento da sua empresa

Saiba como evitar erros na planilha de orçamento da sua empresa

Para alcançar o sucesso financeiro da sua empresa é preciso ter uma boa organização. O primeiro passo para atingir o seu objetivo, seja economiza mais, reservar dinheiro para investir futuramente ou pagar uma dívida, está na elaboração de uma planilha de controle de orçamento. Com a planilha, você terá uma visão geral de todos os seus ganhos, assim como os seus gastos, para controlar o seu caixa e evitar dívidas.

As planilhas de orçamento servem de guia ao longo do mês, para você perceber onde estão concentrados os maiores gastos da sua empresa e qual sua margem de renda. Tendo esse controle, você consegue diminuir despesas e ver onde é possível economizar. Parece fácil, né? Mas, preencher a planilha de maneira certa é fundamental. Saiba como planejar o seu orçamento sem cometer erros:

  • Escolha o melhor lugar para fazer a planilha

Somente 2% das pessoas conseguem manter uma planilha feita no excel ou à mão atualizada. Se você também não gosta ou não consegue manter esse modelo tradicional, você pode instalar um aplicativo no seu celular para ser o seu aliado nessa nova jornada de organização financeira. Pesquise e veja se você se adapta à ele para começar já o seu planejamento financeiro!

  • Anote TODOS os gastos

Todos os gastos, sem exceção, devem estar na planilha de controle. Cada centavo faz diferença no final do mês no seu orçamento. Até mesmo os chocolates, balas, chicletes que você compra para consumir junto com os funcionários na empresa.

  • Anote os débitos automáticos

Não esqueça de alguns gastos fixos, como por exemplo conta de telefone, que geralmente são colocados para efetuar pagamento automático. Nesse caso, o recomendado é anotar a despesa logo no início do mês.

  • Registre os valores parcelados

Geralmente as pessoas ignoram esses gastos, porque as parcelas só aparecem na fatura na véspera do seu fechamento. O ideal é anotar as parcelas logo no início do mês, até mesmo para você se programar com essa despesa e evitar surpresas.

  • Analise a planilha

No final do mês, você tem que sentar e analisar sua planilha para ver onde sua empresa tem mais despesa, qual foi sua margem de lucro e onde você economizou, ou pode economizar nos próximos meses. A partir dessa análise, é possível mudar o rumo do seu negócio, para que seus objetivos sejam alcançados.

  • Trace metas!

Para começar a se organizar financeiramente, é preciso estabelecer um objetivo. Fica mais fácil realizar estratégias quando você tem uma meta a ser atingida. Seja para economizar, ganhar mais ou investir, alie sua força de vontade com a planilha de orçamento e alavanque o seu negócio!

Por Jacqueline Gonçalo

Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Press Office
Imagem: sxc.hu

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.