4 motivos para abandonar o carro e ir trabalhar de bike

4 motivos para abandonar o carro e ir trabalhar de bike

Se você é uma pessoa sortuda, que consegue trabalhar perto de casa, talvez, ao fim do dia lhe sobre algumas horas para fazer uma atividade física que, segundo os médicos, não só ajudam a emagrecer, mas também aliviam o estresse, os sintomas da depressão e ajudam a ter uma melhor produtividade nos afazeres diários.

Se você não tem a mesma sorte e passa horas no metrô, ônibus ou vans para chegar ao seu serviço, você certamente já deve ter parado para se perguntar como fazer o seu dia render mais, como fazer sentir mais energia e, principalmente, não desperdiçar tanto tempo no transporte público.

Uma alternativa que tem sido explorada por milhares de brasileiros que vivem em grandes centros urbanos é trocar o transporte público pela boa e velha bicicleta. Meio de transporte muito usado antigamente, a magrelinha passou a ser associada às populações mais pobres, estigma que os ciclistas têm tentado quebrar.

Mas, afinal, por que deixar o carro na garagem ou o transporte público de lado e ir de bike? Quando conseguimos trabalhar perto de casa, as vantagens de colocar esse hábito em prática são muitas!

Bicicleta como modal importante em grandes cidades

Diversos ciclistas advogam que as bicicletas são importantes modais alternativos para as grandes cidades, sejam elas as brasileiras, sejam as de lugares desenvolvidos, como na Europa ou nos Estados Unidos.

São centros urbanos que sofrem com a grande concentração de carros de passeio e de veículos que fazem o transporte público e de carga. As bikes ajudam a desafogar as vias e dar alternativas mais céleres para os moradores das cidades.

Para isso, claro, é necessário ter boas vias (ruas com bom asfalto e faixas exclusivas para os ciclistas) e regras de trânsito para que os veículos motorizados respeitem os “bicicleteiros” e estes também respeitem os pedestres.

Mas, além de ser uma boa alternativa para o trânsito intenso das grandes cidades, a bicicleta oferece também outros benefícios. Nós listamos os principais deles a seguir.

1. As bikes não poluem

Se você está familiar com o conceito de aquecimento global deve saber que, a cada ano a temperatura média da terra tem aumentado. Com isso, vivenciamos vários problemas, dentre os quais o derretimento das calotas polares que aumenta o nível dos mares que, por sua vez, podem provocar inundações e tsunamis nas áreas costeiras.

E o aumento da temperatura da terra é causado pela ação humana: desmatamento, atividades industriais e uso de transportes que queimam combustível fóssil são algumas das causas. Ou seja, andar de carro ou de ônibus causam um impacto no meio ambiente que quem anda de bike não gera.

Como se sabe, as bicicletas são 100% eco friendly, traduzindo para o bom português: amigas do meio ambiente porque não produzem gases que geram o efeito estufa, como fazem as motos, carros e mesmo os ônibus coletivos.

2. As bikes te ajudam a economizar

Outro motivo para abandonar o carro ou o transporte público e ir para o trabalho de bike é que ela te ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Tempo porque as bicicletas são mais leves e os condutores podem fugir dos grandes congestionamentos, optando, por exemplo, por vias mais livres. Ou seja, as bikes podem te ajudar a dar adeus às horas e horas de engarrafamento.

Além disso, elas também ajudam a economizar dinheiro. A conta é simples: se você usa o transporte público, certamente deve recarregar o seu cartão de ônibus ou metrô e se usa o próprio carro, certamente, coloca gasolina ou etanol. Em todos os casos, é necessário abrir a carteira.

Isso não acontece com as bicicletas que, além de não precisarem de combustível, também não necessitam de manutenção mecânica, por exemplo, como acontecem com os carros.

3. Fazer uma atividade física

Outro bom motivo para trocar o “busão” pela bicicleta é poder fazer uma atividade física. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 62% dos brasileiros, com idade acima de 15 anos, são sedentários, isto é, não se movimentam durante o dia.

E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por semana, é necessário fazer uma carga mínima de 150 minutos de atividades físicas, que podem ser desde uma caminhada mais leve a uma corrida mais intensa. E que tal fazer do trajeto casa-trabalho o seu momento de atividade física do dia?

4. Se estressar menos

Outro motivo para abandonar o carro e ir de bike para o serviço é se estressar menos, seja durante o trajeto, seja durante o dia. No trajeto, como já dissemos, há a possibilidade de desviar das rotas mais tumultuadas e de cortar os congestionamentos.

E, sabe-se ainda que depois de realizar uma atividade física, o nosso corpo libera a endorfina, o hormônio que causa a sensação de bem-estar, bom humor e alegria. Portanto, começar o dia pedalando, pode te ajudar a ficar menos estressado, ter um dia mais ativo e com bom humor.

Já se convenceu a deixar o carro em casa e ir de bike para o trabalho?

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.