Veja como medir a glicemia e a importância do controle

Veja como medir a glicemia e a importância do controle

O avanço da medicina e da tecnologia permitiu que pessoas com doenças como a diabetes possam ter uma vida normal e saudável. Existem dois tipos de diabetes, chamadas tipo 1 e 2. O primeiro tipo é descoberto geralmente na infância ou adolescência e nesse caso, o corpo não produz – ou produz pouca – insulina. Dessa forma, é necessário receber doses desse hormônio.

Já os indivíduos com o tipo 2, não conseguem absorver a insulina, ou a produzem em quantidades insuficientes. Atinge pessoas com mais idade, em consequência de uma alimentação incorreta, falta de exercícios e outros fatores. Isso implica na necessidade de se controlar valor glicêmico do sangue, através de dispositivos que também servem como ferramentas para detectar pessoas diabéticas.

Para detectar o nível de açúcar no sangue, o Accu Chek é um monitor completo que, através de tiras, apresenta o valor glicêmico. Esse aparelho é a opção mais prática e efetiva para controlar os índices glicêmicos. Em jejum, um valor de até 110mg/dl é normal, entre 110mg/dl e 125mg/dl a glicemia está alterada e acima disso é considerado diabetes. Se a pessoa não tem é diabética, e notar após dois testes que seu valor é considerado acima dos índices que indicamos, deve ir ao médico endocrinologista.

como-medir-glicemia

Normalmente, os médicos pedem para os pacientes com diabetes fazerem checagens antes e depois das refeições. Isso para notar a quantidade e o tipo de alimentos e ver se a alimentação está balanceada e sem afetar os níveis glicêmicos. Também é recomendado fazer essa verificação antes e depois de tomar a insulina, para regular a dosagem.

Para medir a glicemia, o uso do aparelho é simples. Basta lavar as mãos antes, colocar a tira no lugar indicado do aparelho, fazer um furo no dedo com a agulha que vem acompanhada e depositar uma gota de sangue no espaço limitado na tira. Após isso, o valor da glicemia será indicado no monitor. Você não precisa furar sempre o mesmo dedo, o recomendado é usar um diferente a cada vez. Alguns aparelhos mais modernos conseguem medir o açúcar do sangue dos braços ou coxas.

Antes de iniciar qualquer tratamento ou se notar alguma alteração, consulte seu médico. Da mesma maneira, cada aparelho de glicemia apresenta diversas funções, então o ideal é sempre ler as indicações que vêm acompanhadas na caixa.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.