Passou no vestibular em outra cidade? Veja como se preparar para a mudança

Passou no vestibular em outra cidade? Veja como se preparar para a mudança

Veja como um planejamento adequado pode transformar sua mudança e preparar você para o futuro! Listamos algumas dicas para arrasar na faculdade em outra cidade.

Sem dúvidas, passar no vestibular é uma das melhores sensações para o adolescente que está entrando na fase adulta. Afinal, sair da escola e entrar na faculdade proporciona um mundo de descobertas e autoconhecimento.

Mas e quando passamos naquela universidade incrível em outro estado ou cidade? Muitas vezes, é difícil sair do lar e se separar da família e dos amigos durante um longo período.

Apesar disso, certamente essa é uma escolha que proporcionará uma experiência única e super especial. E para isso, é só se planejar com muita atenção: desde o que você vai levar na mala, até a matrícula e uma boa pesquisa para alugar apartamento ou casa perto de sua faculdade. Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar nessa mudança!

1. Leve tudo que você precisa para fazer a sua matrícula

Depois de ser aprovado em uma faculdade, o próximo passo é realizar a matrícula. Nesse momento, é super importante consultar o site da faculdade que você irá estudar e verificar quais são os documentos necessários para fazer os processos seguintes.

Imagina só, você passa em uma faculdade distante de sua casa e descobre que precisa de um documento para a matrícula que esqueceu em sua casa. Um problemão, não é mesmo? Por essa razão, se planejar e separar esses dados pode fazer a diferença para um início de trajetória na faculdade sem dor de cabeça.

2. Antes das aulas, é importante  verificar onde você vai morar

Não importa se você vai para uma república ou se pretende alugar uma casa ou apartamento. Em ambos os casos, é necessário se planejar, conhecer o seu futuro bairro e, acima de tudo, ver o que precisa para viver longe de sua família.

Vale lembrar que é imprescindível que você saiba onde vai morar antes mesmo da mudança. Nesse sentido, você pode verificar as possibilidades durante a viagem de matrícula, antes das aulas começarem. Com esse planejamento, será possível encontrar o local perfeito e com o melhor custo-benefício!

Uma dica muito importante e que pode fazer toda a diferença para a sua adaptação é buscar grupos nas redes sociais para você encontrar outras pessoas que estão “no mesmo barco”. Assim, você pode até mesmo arrumar locais para morar mais baratos e ainda conhecer mais pessoas.

3. Monte sua mala conforme as necessidades

Agora que você já fez a matrícula e decidiu onde vai morar, é importante montar a sua mala e organizar todos os preparativos para a sua viagem. E para isso, vale a pena observar o perfil da cidade que você vai morar e as suas necessidades.

Isso porque, quando estamos em uma cidade menor que a nossa, muitas vezes não precisaremos de grande parte do nosso vestiário. Vale a pena pesquisar um pouco sobre as temperaturas da cidade e, a partir daí, escolher as roupas que vão oferecer mais conforto e praticidade ao longo do tempo.

4. Fique atento aos detalhes quando ficar doente

Quando vamos para uma cidade menor, é comum encontrarmos diversas características com as quais não estamos acostumados. E a questão da saúde é uma dessas.

Se você é de uma cidade maior, provavelmente está acostumado com farmácias 24h e diversas opções para recorrer, no caso de qualquer problema com a saúde. Nas cidades do interior, porém, muitas vezes isso não vai acontecer.

Por isso, uma dica válida é separar em uma caixinha todos os remédios que podem ser úteis em um primeiro atendimento, desde aqueles ideais para dor de cabeça até os que servem para primeiros-socorros.

5. Faça perguntas e encontre todas as possibilidades em sua nova cidade

Chegar em um local desconhecido é muitas vezes um verdadeiro desafio. Não é nada fácil deixar o local em que você passou diversos anos de sua vida e se aventurar em uma cidade totalmente diferente, seja ela maior ou menor.

Por isso, uma ideia que pode ajudar muito você é perguntar sobre tudo! Sabemos que é um pouco óbvio, mas conhecer os mercados, os pontos de lazer e todas as possibilidades nas redondezas de sua universidade pode ser muito importante para sua adaptação!

Tenha em mente e lembre-se sempre, conviver com novas pessoas e ter essa independência é uma experiência única e você vai adorar!

Grande Abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.