Vai prestar concurso? Veja as melhores dicas para o dia da prova

Vai prestar concurso? Veja as melhores dicas para o dia da prova

Saiba como ficar bem preparado para o dia do concurso e mandar bem, independentemente da prova!

A principal forma de acesso ao serviço público é o concurso. A maioria deles tem uma grande concorrência, visto que a carreira pública oferece vários benefícios, além de uma certa estabilidade no cargo.

Quem é concurseiro ou pretende ser precisa se preparar não apenas com os estudos. No dia da prova, é fundamental ter tido uma boa noite de sono e ter consigo uma garrafa com água para poder se hidratar durante a prova.

Esses e outros cuidados simples, como , usar roupas confortáveis, podem te ajudar a ficar mais tranquilo e, consequentemente fazer uma melhor prova.

A importância dos concursos públicos no Brasil

Ligado principalmente à ideia de estabilidade, o serviço público sempre foi um tipo de trabalho muito concorrido no Brasil. Atualmente, com os altos níveis de desemprego, essa busca tornou-se ainda maior.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no segundo trimestre de 2019, 12% da população brasileira estava desempregada, algo que corresponde a 12,8 milhões de brasileiros. Uma saída à essa situação é o concurso público.

Um dos maiores benefícios da carreira pública é a estabilidade, já que não é possível ser demitido sem motivo como no setor privado. Isso porque há toda uma legislação que assegura ao funcionário público permanecer no seu cargo, desde que ele não cometa nenhuma infração ao seu Código de Ética.

Além disso, o concurso público é uma via de entrada para o trabalho bastante democrática, já que a seleção é feita de acordo com o desempenho do candidato, sem discriminar sexo, idade, situação econômica, etc., nem exigir experiências anteriores na área.

Preparo é a chave do sucesso

A primeira coisa que deve ser considerada na hora de prestar um concurso é a preparação. Para tanto, é preciso conhecer muito bem o edital, onde são apresentadas normas, cargos, o dia, horário e local da prova, enfim, todas as informações a respeito do concurso e do cargo almejado.

Conhecer bem o edital evita que você seja pego desprevenido, já que lá todas as informações de como se portar durante o concurso estão devidamente expressas.

Geralmente, quem tem o objetivo de seguir na carreira pública já está de olho nos possíveis concursos que vão abrir. Por isso mesmo, já procuram editais e provas de concursos anteriores e materiais de estudo para se prepararem, até meses, antes do lançamento do edital definitivo.

Materiais em mãos, é hora de focar nos estudos. Faça um planejamento de quanto tempo você vai ter para estudar todos os dias. Criar uma rotina de estudos é essencial para essa preparação antes das provas, já que são exigidos conhecimentos específicos.

Dicas para o dia da prova

Estudos em dia, a próxima etapa é a prova. Vale a pena seguir algumas orientações para não correr o risco de perder o horário e estar devidamente preparado para testar os seus conhecimentos.

1 – Uma boa noite de sono é imprescindível

Dormir bem é algo vital para que possamos exercer bem as atividades do nosso cotidiano. Em dias de maior tensão, como o dia da prova do concurso, então, não dá para abrir mão de uma noite bem dormida.

Por isso, se programe. Tenha um horário compatível com a sua necessidade de sono. No geral, oito horas é suficiente para um descanso satisfatório, mas há pessoas que se sentem bem dormindo um pouco mais ou um pouco menos que isso. O importante é se sentir descansado.

2 – Conheça o lugar da prova com antecedência

Outra dica é conhecer previamente o local de realização da prova. Vale a pena ter uma noção clara da rota que você fará para chegar no local, sempre, com algumas horas de antecedência. Isso porque, por conta do concurso, é possível que haja alguns pontos de engarrafamento nas proximidades do lugar da prova.

3 – Alimentação leve antes e durante a prova

Estar bem alimentado é outro ponto que não deve ser desconsiderado, visto que a realização das provas costuma demorar por horas e você não poderá sair da sala, a não ser para ir ao banheiro ou bebedouro.

Prefira alimentos mais leves, mas nutritivos, na refeição que você fará antes da prova. Leve consigo um lanche também leve, como uma fruta ou uma barrinha de cereais.

4 – Vista-se confortavelmente

Como você vai ficar sentado por algumas horas, usar roupas confortáveis é fundamental. Vale a se vestir com roupas mais leves, mas, se você for friorento não abra mão de levar um casaco, até porque as salas podem ter ar condicionado.

5 – Atenção e divisão do tempo

Leia atentamente às questões e responda primeiro as que considerar mais fáceis de serem resolvidas. Isso porque sua mente vai estar menos cansada na hora de responder as mais difíceis. Fique atento ao tempo disponível para a realização da prova e preenchimento do gabarito.

Grade abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.