Harmonização de pratos: Aprenda a fazer o jantar perfeito!

Harmonização de pratos: Aprenda a fazer o jantar perfeito!

Alegre ainda mais o seu paladar com a perfeita combinação de pratos e bebidas

Servir um jantar verdadeiramente especial é mais do que garantir pratos deliciosos. Uma boa harmonização com a bebida certa tem poder de acentuar ainda mais os sabores dos alimentos, o que torna a experiência ainda mais agradável ao paladar.

Apesar de comumente se ver muito sobre harmonização com vinhos, bebidas como whisky, cerveja, gim e até cachaça também são perfeitas para isso, pois, combinam muito bem com diferentes tipos de prato. Neste artigo, você irá entender como harmonizar o seu jantar com bebidas, fugindo da tradicional combinação envolvendo vinho. Vamos lá?!

Como funciona a harmonização de bebidas e alimentos?

Antes de sugerir algumas combinações, é importante que você entenda no que consiste uma harmonização.

Harmonizar nada mais é do que combinar, por meio de testes e degustação, os sabores dos alimentos com as características das bebidas e encontrar misturas que melhorem, ao mesmo tempo, a experiência de beber e a de provar o alimento. É basicamente proporcionar uma festa completa paladar.

A melhor forma de encontrar boas harmonizações é testando, não tem jeito, mas a seguir estão listadas boas combinações para que você possa usar como ponto de partida.

Sugestões de bebidas e as respectivas harmonizações

Sabendo do que se trata uma harmonização, é hora de lhe ajudar a fazer isso em casa. Para isso, separamos algumas dicas de como combinar whisky, cachaça, cerveja e também gin com diferentes pratos e petiscos.

Whisky

Normalmente consumido puro ou somente com algumas pedras de gelo, o whisky é uma bebida alcoólica destilada a partir de cereais, maltados ou não, e envelhecida em barris por no mínimo 3 anos (no caso do blended).

O que nem todo mundo sabe é que, assim como o vinho, o whisky pode ser harmonizado com diferentes alimentos, incluindo doces. Veja algumas combinações a seguir:

  • Chocolates
  • Castanhas
  • Queijos suaves
  • Amendoins
  • Salmão e frutos do mar

Ainda, se o whisky a ser consumido é mais cremoso e aromático, é possível conseguir bons resultados de harmonização também com carnes vermelhas, pato e foie gras.

Cerveja

A bebida alcoólica gaseificada de cor dourada e espuma cremosa é praticamente um símbolo brasileiro, sobretudo por conta da sua alta capacidade de harmonização. Na hora do happy hour, ao combinar uma cerveja tipo Pilsen com petiscos de boteco a festa no paladar é certa, o que vier vai bem. Veja algumas combinações:

  • Nozes
  • Amendoins
  • Castanhas
  • Queijos
  • Peixes
  • Camarão
  • Lula
  • Comidas de boteco em geral (pastelzinho, bolinho de bacalhau, kibe, torresmo, mandioca frita etc)

Para outras combinações, existem também outros tipos de cerveja. A cerveja de trigo tipo Weiss, por exemplo, que é mais encorpada em comparação a Pilsen e possui sabor mais presente, harmoniza com saladas, comidas condimentadas como a mexicana, massas e comida japonesa.

Cachaça

Outra bebida que tem a cara do Brasil é a cachaça. E uma curiosidade é que devido ao seu alto teor alcoólico (de 38 a 48%) muitos acreditam que ela não vai bem em uma harmonização, o que é um grande erro.

Cada vez mais a cachaça tem conquistado espaço em manuais de harmonização, e o constante lançamento de versões premium da bebida, inclusive saborizada com diferentes aromas e sabores, tem ajudado a derrubar o estereótipo de bebida barata e de baixa qualidade que a cachaça possui.

Para ajudar você a dar uma oportunidade à cachaça e fazer boas harmonizações com a bebida, veja a seguir algumas sugestões de alimentos que vão muito bem com a cachaça tipo branca:

  • Caldos
  • Canapés
  • Ostras
  • Torresmo
  • Saladas
  • Sobremesas (em especial o doce de leite)

Além da branca, existem cachaças do tipo branca média, uma versão mais encorpada, que permite outros tipos de harmonização como frutos do mar, saladas, peixes, queijos, mariscos e lagostas. Já a cachaça envelhecida, vai bem com aves, carne vermelha, cozidos, assados e feijoada.

Gin

Por último, mas não menos importante, vamos falar da harmonização com Gin, um dos destilados mais antigos já produzidos, mas que voltou com tudo e está conquistando cada vez mais o paladar do público, principalmente dos mais jovens.

Uma das sugestões combina Gin Tônica – coquetel que mistura gin, água tônica e limão – e um tartar de robalo temperado com azeite, sal, limão e cebolinha, acompanhado de mousse de beterraba com nozes e limão. Já o famoso Dry Martini, coquetel conhecido como o drink do James Bond em 007, entrou em uma harmonização com risoto de açafrão e limão acompanhado de vieiras.

Mas como fazer harmonizações com gin em casa? Isso depende, primeiramente, de como a bebida será consumida. Pura, a harmonização depende do tipo do gin, se é um clássico, com predominante sabor do zimbro, se é um cítrico, especiado, herbal ou floral. Se a bebida será consumida na mistura de um coquetel, as combinações são infinitas. Veja a lista com algumas sugestões de pratos:

  • Peixes e frutos do mar
  • Canapés
  • Chips crocantes (batata, mandioquinha, pepino etc)
  • Patês e antepastos (em especial o guacamole)
  • Frango
  • Sobremesas

Como foi dito, a harmonização perfeita é feita de testes e o paladar é algo bastante único. Por isso, o ideal é comprar gin e outras bebidas, separar as receitas de coquetéis que mais lhe atraem e testar as harmonizações até encontrar a que tem a sua cara. Lembre-se de convidar os amigos para compartilhar esse momento. Afinal, todo mundo merece um jantar perfeito. Bom apetite!

Grande Abraço!

Press Office

Photo by Ali Taylor from FreeImages

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.