Vantagens e diferenciais da resina epóxi

Vantagens e diferenciais da resina epóxi

Algumas vantagens em relação a utilização da resina epóxi, podem ser levadas em conta na hora de realizar a escolha dela.

Começando pela durabilidade e também pela resistência, já que a resina consegue tolerar a ação de vários tipos de agentes químicos, por isso é tão presente dentro da indústria.

A resina é um produto com ação de impermeabilidade total, ou seja, não são absorvidos líquidos, isso para os pisos é algo extremamente útil, pois não conta com nenhum tipo de mancha.

Mas nem só nos ambientes industriais que é possível encontrá-la. Muitas pessoas tem optado pelo material também em casa, para ambientes que são mais modernos e contam com uma decoração diferenciada.

Esse tipo de material pode ficar mais brilhante ou com um design fosco, e trata-se de uma grande vantagem, pois é possível encontrá-la nas duas versões.

Além disso, é possível combinar nas casas com o uso de objetos que são mais sofisticados, como a mesa de mármore, por exemplo, dessa forma, pois a mistura de estilos, elegância da mesa com modernidade da resina são uma boa combinação.

Aplicando a resina

A aplicação da resina é um ponto bem interessante por razão da agilidade. Em algumas horas, no máximo em alguns dias,  ela já fica seca e pronta para o uso.

Apesar de se tratar de um material de fácil aplicação, contar com um profissional para o serviço, faz toda diferença. O uso de equipamento de proteção individual é essencial, como luvas, máscaras e também sapatos de segurança.

Cuidando da manutenção

A limpeza e manutenção também são questões que são levadas em consideração na hora de aplicar a resina, em especial, nos pisos.

Quase não exige nenhum tipo de manutenção e a limpeza é feita de forma muito ágil e sem grandes dificuldades.

Com um pano um pouco molhado junto de algum tipo de sabão ou detergente neutro, ou então uma vassoura com cerdas mais macias, é que se faz a limpeza.

Onde mais é usada?

Além dos pisos, a resina epóxi também é muito vita e utilizada em outras áreas, a fim de trazer qualidade e praticidade.

Com artesanatos e bijuterias, a resina é encontrada no momento de confecção. Normalmente é usada nos colares de pedra, plásticos e metais isso tudo sem acabar com o brilho natural que as peças têm.

Já na manutenção industrial, a resina é usada como adesivo, solda a frio, primer anticorrosivo e também como revestimento com uma resistência química alta, o que é muito importante em manutenção de máquinas industriais.

Ela também é usada como adesivo industrial em madeiras e metais, possibilitando a colagem de peças que são importantes em móveis e até meios de transporte que são extremamente grandes, como os navios e as aeronaves, por exemplo.

Outro ramo que usa muito esse tipo de material, são os laminados com fibras sintéticas como de carbono e de vidro, por exemplo. Essa é o único tipo de resina que proporciona a sustentação essencial para esses procedimentos.

Como vimos, a resina epóxi é um material muito utilizado nos mais diferentes ambientes e segmentos, servindo para diversos fins. Contar com esse material é a melhor opção.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.