Como descobrir seu perfil profissional?

Como descobrir seu perfil profissional?

Conheça as possibilidades para descobrir qual é a carreira dos seus sonhos

Mais do que um emprego, os millennials estrearam uma outra forma de experimentar o mercado de trabalho. Afinal, uma boa parte da sua vida é vivida exercendo as funções de sua carreira, por isso, é importante que você sinta satisfação e identificação com as atividades exercidas.

Porém, quando chega o momento de se decidir, nem todo mundo tem em mente de forma clara e precisa qual é a sua decisão. Isso acontece, principalmente, porque a maioria dos jovens não tem contato com disciplinas e conteúdos que mostrem suas diversas habilidades, além do que já faz parte dos Planos de Educação.

Portanto, como tomar uma decisão quando sequer sabemos quais são as possibilidades?

Para isso, é possível contar com a ajuda de algumas ferramentas, desenvolvidas principalmente por psicólogos e outros especialistas, auxiliando jovens — e também adultos — a encontrar a carreira mais adequada, onde sentirão mais satisfação e felicidade.

Veja abaixo algumas das possibilidades para descobrir o seu perfil profissional.

Crédito: divulgação

Teste vocacional

Uma das formas mais tradicionais é contando com o auxílio de um profissional devidamente capacitado a aplicar testes que tornarão mais claro quais são as suas principais aptidões.

Os psicólogos, em seus consultórios, podem aplicar algumas atividades, que podem ser compostas por exercícios e entrevistas, com o objetivo de identificar quais são suas expectativas para o futuro, além de tornar visíveis as suas principais habilidades e afinidades.

Há também um teste vocacional rápido, que pode ajudar bastante as pessoas que desejam ter uma noção melhor a respeito de si mesmas, mas que não dispõem de tempo ou outros recursos para realizar o teste em consultas terapêuticas, pois elas podem levar algumas semanas até serem concluídas com sucesso.

Autoanálise

Um outro processo comum e que pode ser feito por qualquer pessoa é uma autoanálise. A prática consiste em olhar para os próprios gostos e habilidades, preferencialmente colocando todas essas informações em um papel, que pode ser desde uma folha de caderno até uma cartolina.

O essencial é que se tornem visíveis as suas principais características, assim como seus desejos e sonhos para o futuro. Como em um quebra cabeça, quando essas “peças” estão separadas e distantes, fica mais difícil compreender o que pode ser formado. Quando colocadas juntas e dentro de um mesmo contexto — no caso, o profissional –, você terá uma visão mais completa de si mesmo.

Converse com familiares e amigos

Se isso ainda estiver muito nebuloso, você pode pedir ajuda para as pessoas mais próximas. Por conviverem com você, elas notam características que geralmente você não percebe. E isso é comum, pois é muito mais difícil analisar a si mesmo do que outra pessoa.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.